São homens e mulheres em idade fértil que, além de enfrentarem todos os desafios apresentados pela doença, se veem diante de diversas dúvidas - Como se relacionarem com parceiro não portador da doença? Como ter filhos saudáveis? A medicina já possui respostas para essas perguntas.
Os avanços da reprodução assistida têm possibilitado a geração de bebés saudáveis evitando assim a transmissão do vírus dos pais para a criança.
Segundo Selmo Geber, especialista em reprodução assistida e diretor da Clínica Origen, no Brasil, em casos de homens portadores do vírus VIH, o tratamento indicado é a Fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoide.
“Com essa técnica, um único espermatozoide é selecionado para ser colocado diretamente dentro do óvulo e, assim, reduzir a chance de contaminação para próximo de zero”, explica.
Ele acrescenta ainda que é necessário verificar se existem fatores que possam comprometer a função reprodutiva, independentemente da presença do vírus VIH. Após os testes, pode-se iniciar o tratamento.
No caso das mulheres soropositivas devem ter acompanhamento com o infectologista para anular a carga viral e poderem ter uma gravidez sem risco de transmissão para o filho, durante a gestação ou o parto.