Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sim, portadores de VIH podem gerar filhos sem a doença

Mais de mil novos casos de infeção por VIH surgiram em Portugal apenas no ano passado, sendo o grupo etário entre os 25 e os 29 anos o mais afetado - sendo este igualmente um grupo na plenitude da idade fértil.

Sim, portadores de VIH podem gerar filhos sem a doença
Notícias ao Minuto

20:00 - 05/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

São homens e mulheres em idade fértil que, além de enfrentarem todos os desafios apresentados pela doença, se veem diante de diversas dúvidas - Como se relacionarem com parceiro não portador da doença? Como ter filhos saudáveis? A medicina já possui respostas para essas perguntas.

Os avanços da reprodução assistida têm possibilitado a geração de bebés saudáveis evitando assim a transmissão do vírus dos pais para a criança. 

Segundo Selmo Geber, especialista em reprodução assistida e diretor da Clínica Origen, no Brasil, em casos de homens portadores do vírus VIH, o tratamento indicado é a Fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozoide.

“Com essa técnica, um único espermatozoide é selecionado para ser colocado diretamente dentro do óvulo e, assim, reduzir a chance de contaminação para próximo de zero”, explica.

Ele acrescenta ainda que é necessário verificar se existem fatores que possam comprometer a função reprodutiva, independentemente da presença do vírus VIH. Após os testes, pode-se iniciar o tratamento. 

No caso das mulheres soropositivas devem ter acompanhamento com o infectologista para anular a carga viral e poderem ter uma gravidez sem risco de transmissão para o filho, durante a gestação ou o parto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório