Contra a diabetes de tipo 2 coma este tipo de feijão rico em fibra

Os sintomas de diabetes de tipo 2 incluem dores de cabeça severas e sede excessiva. De modo a reduzir o risco de incidência da doença, deve considerar adicionar este alimento à sua dieta.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
09/02/2019 08:00 ‧ 09/02/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Nutrição

A diabetes de tipo 2 perfaz 90% dos casos de diabetes. Condição esta que se carateriza pelo aumento perigoso e por vezes mortífero dos níveis de açúcar do sangue.

Tal pode provocar o risco de ocorrência de ataques cardíacos e de enfartes potencialmente fatais.

Alterar a dieta é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de reduzir os níveis perigosos de açúcar na corrente sanguínea – mas afinal, o que deve ingerir para obter os resultados desejados?

Aparentemente, comer mais leguminosas e legumes pode ajudar a atenuar os sintomas associados à diabetes de tipo 2.

As dietistas Sarah Brewer e Juliette Kellow discutem aprofundadamente o tópico no seu livro, ‘Eat Better, Live Longer: Understand What Your Body Needs to Stay Healthy’ (Coma Melhor, Viva Mais: Entenda Por Que o Seu Corpo Necessita de Permanecer Saudável’).

As especialistas escrevem: “O feijão frade é entre todos os tipos de feijão a ‘estrela do mundo das leguminosas’ devido ao seu alto teor em fibra, que é importante na manutenção de um peso saudável e para quem sofre de diabetes de tipo 2. Adicionalmente, esta variedade é extremamente rica em antioxidantes”.

As mesmas conclusões são reforçadas por um estudo publicado no periódico científico NCBI.

Uma pesquisa apurou que as leguminosas ajudam o corpo a regular os níveis de açúcar, tornando este alimento uma ótima opção para os doentes.

Os participantes envolvidos naquele estudo que consumiram 200 gramas diárias de leguminosas registaram níveis de insulina mais equilibrados.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, também decidiu apurar se os legumes beneficiam igualmente os pacientes que sofrem com diabetes de tipo 2.

Para efeitos daquela pesquisa, dividiram 121 voluntários em dois grupos distintos – um que foi instruído para comer legumes e outro alimentos integrais.

Os dados apurados, e publicados no periódico Scientific Journal Archives of Internal Medicine, revelaram que se deu uma redução dos valores de açúcar presentes no sangue ( hemoglobina A1c) em ambos os grupos.

Apesar, do grupo que havia sido instruído para ingerir legumes diariamente ter alcançado os melhores resultados.

Não hesite em consultar um médico se achar que poderá estar a sofrer de diabetes de tipo 2. A realização de um teste à urina ou ao sangue irá determinar se sofre ou não da condição.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas