Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

O leitor perguntou: Vale a pena fazer um 'dia do lixo' na dieta?

Nutricionista explica se aquelas ‘escapadelas’ na dieta são realmente saudáveis...

O leitor perguntou: Vale a pena fazer um 'dia do lixo' na dieta?

Algumas dietas da moda incluem o já famoso ‘dia do lixo’, pausa esta na qual os indivíduos que seguem um regime de restrição calórica alimentar podem consumir todo o tipo de alimentos que desejem, nomeadamente ricos em gordura ou açúcar. Mas será que esta atitude de quase ‘descontrolo’ é realmente aconselhável?

Fazer ou não o 'dia do lixo'?

A chef e nutricionista Carina Müller, em declarações à publicação brasileira Delas, é categórica na resposta. "O dia do lixo não é válido, não é uma conduta que eu recomendo".

Um dos problemas dessa prática, de acordo com Müller, é acreditar que tudo se resolve com a compensação .

"A pessoa não pode achar que vai comer tudo e extrapolar num dia e compensar no dia seguinte, porque o nosso organismo não funciona assim. Tudo que o que ingerimos tem consequências", alerta a nutricionista.

Para Müller, o melhor caminho é sem dúvida alguma procurar encontrar o equilíbrio. Geralmente de pouco adianta fazer uma dieta restritiva durante a semana e não resistir e "mandar tudo à fava" no fim de semana.

Especialistas consultados pelo portal Byrdie, alertam igualmente para os perigos do 'dia do lixo’, pois, se o alimento só é permitido nesse momento, significa que é demonizado. O mais indicado é não cortar nada da dieta, mas adequar as quantidades.

"O ideal seria ingerir uma refeição livre por semana, ou seja, comer o que deseja, seja um doce, massa, coisas que sabemos que engordam, mas mesmo assim, não exageradamente, porque é muito difícil compensar depois. Eu não recomendo perder totalmente o controlo, pois tal pode gerar problemas na dieta, inclusive atrapalhar na perda de peso", orienta Müller.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório