Meteorologia

  • 26 MARçO 2019
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 21º

Edição

Maratona da Saúde assinala o dia Mundial de Luta contra o Cancro

No âmbito do Dia Mundial de Luta contra o Cancro, que se assinala hoje a 4 de fevereiro, a Maratona da Saúde lembra a importância da investigação científica e da prevenção e supervisão por parte do paciente do seu estado de saúde.

Maratona da Saúde assinala o dia Mundial de Luta contra o Cancro
Notícias ao Minuto

10:30 - 04/02/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Efeméride

Apesar dos progressos científicos e clínicos o cancro continua a ser considerado a segunda maior causa de morte em Portugal. A sexta edição da Maratona da Saúde tem como tema 'Conhecer o Cancro' e nesta data que apela à aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, conta com o testemunho de especialistas na nesta área. 

“A incidência de cancro tem vindo a aumentar. Estima-se que em 2018 tenham havido 18 milhões de novos casos de cancro e nove milhões de mortes resultantes de cancro”, indica o médico Sérgio Dias, coordenador de um grupo de investigação na área do cancro no Instituto de Medicina Molecular.

São inúmeros os estudos para determinar os fatores de risco do cancro, promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce.

“A necessidade de adotar estilos de vida saudáveis, sem álcool, tabaco ou outros hábitos toxicófilos, bem como a adoção de medidas de promoção de regimes alimentares saudáveis e de prática de exercício físico regular devem ser salientadas”, são alguns dos exemplos de hábitos saudáveis para prevenir a doença, como salienta o médico Paulo Cortes, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Apesar da incidência do cancro continuar elevada, a contínua investigação científica nesta área, durante décadas, tem aumentado significativamente o conhecimento sobre o desenvolvimento e progressão do cancro.

“Tornou possível diagnosticar mais precocemente diferentes cancros, e desenvolver novas terapias dirigidas contra o cancro. Algumas terapias desenvolvidas graças a avanços na investigação do cancro melhoraram a resposta clínica dos doentes, o que confirma a importância da investigação nesta área específica da biomedicina”, salienta ainda Sérgio Dias.

De salientar que a Maratona da Saúde tem vindo a promover e fomentar encontros e a aliança entre cientistas, profissionais de saúde e doentes, através da iniciativa 'Encontros de Esperança', no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.

Para acompanhar todas as atividades da sexta edição, visite o site oficial

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório