Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Entenda como comer massa ou arroz com cinco ou mais dias pode matá-lo

Todos sabemos que se deixarmos carne ou peixe no balcão da cozinha por algum tempo devemos deitar esses alimentos para o lixo. Mas e a massa e o arroz?

Entenda como comer massa ou arroz com cinco ou mais dias pode matá-lo
Notícias ao Minuto

09:00 - 01/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Apesar de para a maioria dos indivíduos parecer à partida uma atitude inofensiva, a verdade é que deixar massa e arroz à temperatura ambiente pode levar à proliferação da bactéria Bacillus cereus.

Não se trata de facto de um germe raro, aliás a bactéria habita no solo, comida e até no intestino humano.

“O habitat natural desta bactéria é bastante abrangente, incluindo no solo, em animais, insetos, pó e plantas”, explicou Anukriti Mathur, investigadora na área de biotecnologia na Australian National University, em declarações à publicação Science Alert.

"A bactéria reproduz-se recorrendo aos nutrientes dos próprios alimentos, incluindo arroz, laticínios, especiarias, bens secos e vegetais”.

Segundo a cientista algumas estirpes da bactéria são úteis na produção de probióticos, enquanto que outros provocam intoxicações alimentares graves, se lhes dada a oportunidade para crescerem e proliferarem – por exemplo em situações em que a comida é armazenada de modo errado.

Nos casos mais extremos pode mesmo ser fatal.

Em 2005, um desses casos raros e letais foi reportado pelo periódico científico Journal of Clinical Microbiology  - cinco crianças da mesma família adoeceram após comerem massa confecionada há quatro dias.

Segundo, o ensaio publicado, a massa havia sido preparada na sexta-feira e levada para um piquenique no sábado. Após o piquenique terá sido armazenada no frigorífico até segunda-feira à noite, quando as crianças a terão ingerido ao jantar.

Nessa noite as crianças começaram a vomitar e foram para o hospital. Tragicamente, a criança mais nova morreu; outra sofreu de falência do fígado, mas sobreviveu, e as outras sofreram uma intoxicação alimentar grave.

“Um caso fatal devido à falência do fígado após o consumo de massa revela a gravidade de uma atitude aparentemente inofensiva como comer alimentos cozinhados há alguns dias”.

Apesar deste tipo de morte ser bastante rara, já foram registadas na literatura médica e científica mais do que uma vez. Nesta semana as notícias deram destaque a outro caso antigo publicado em 2011, acerca de um estudante belga de 20 anos que ingeriu massa com molho de tomate cinco dias após ter sido confecionada e deixada no balcão da cozinha por um período de tempo não conhecido. Após ter sofrido de diarreia, dores abdominais e vómitos, o individuo morreu na mesma noite.

Em resposta à divulgação deste caso, foram divulgados mais dois casos de dois jovens que sofreram uma falência do fígado e morreram de B. cereus – uma criança de 11 anos que faleceu após ter consumido noodles, e um jovem de 17 anos que morreu depois de ingerir esparguete com quatro dias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório