Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Pinto Lopes lança roteiro açoriano a partir dos livros de Joel Neto

Os viajantes serão recebidos e guiados pelo próprio autor, que os levará aos lugares de 'Arquipélago', 'A Vida no Campo' e 'Meridiano 28' (entre outros), bem como aos territórios dos grandes mestres da literatura açoriana e às mais extraordinárias paisagens das ilhas

Pinto Lopes lança roteiro açoriano a partir dos livros de Joel Neto
Notícias ao Minuto

19:00 - 31/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Destinos

Terceira, Faial, Pico e São Miguel são as ilhas contempladas no novo roteiro turístico 'Os Açores de Joel Neto e dos Grandes Escritores das Ilhas', acabado de lançar pela Pinto Lopes Viagens, responsável (entre outros) pelas viagens com José Luís Peixoto à Coreia do Norte e à Tailândia e com Gonçalo Cadilhe aos mais variados recantos do Globo. As duas primeiras viagens estão previstas já para 2019 (Julho e Setembro), com partidas de Lisboa e do Porto. O próprio autor receberá os viajantes na ilha Terceira, guiando-os pelas ilhas até à despedida, dez dias depois, em São Miguel.

"De avião e de barco, de autocarro e a pé" – anuncia a brochura desenvolvida pela agência de viagens –, "acompanhe Joel Neto pelas paisagens estonteantes de quatro das mais belas ilhas do arquipélago. Conheça os mitos e as lendas, os registos da historiografia oficial e as marcas que propõem uma nova historiografia ainda. Prove o peixe fresco e o marisco acabado de apanhar, a alcatra cozinhada em forno de lenha, com especiarias vindas das sete partidas do mundo, e o cozido confecionado nas próprias entranhas da terra". 

Os viajantes conhecerão alguns dos locais mais emblemáticos dos livros 'Arquipélago', 'A Vida no Campo' e 'Meridiano 28' (entre outros), da autoria do anfitrião, mas não só: o próprio Joel Neto insistiu em que o roteiro passasse também pelos territórios de alguns daqueles que considera os seus mestres. Explica o texto introdutório: "Recorde as atmosferas da poesia de Antero de Quental e Natália Correia, Emanuel Félix ou Emanuel Jorge Botelho. Conheça os panos de fundo dos romances de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, Álamo de Oliveira ou João de Melo". 

Descidas ao Algar do Carvão, jantares dançantes na Sociedade Amor da Pátria, subidas à montanha do Pico (opcionais) e passeios pelo Vale das Furnas são apenas alguns dos pontos em destaque no itinerário de Joel Neto, onde não faltará – como não falta nos seus livros – a gastronomia açoriana. As datas e os preços das duas primeiras viagens serão divulgadas nos próximos dias pela Pinto Lopes Viagens.

A escritora Raquel Ochoa, o músico Rui Massena, o chef Henrique Sá Pessoa e a dupla de jornalistas Luís Pedro Nunes/Alfredo Cunha são apenas algumas das outras personalidades portuguesas que já aceitaram o repto da agência para a criação de roteiros no âmbito do projecto Viagens com Autores. A ideia é juntar turistas que já seguem as suas obras a outros que ainda nem as conheçam, mas possam vir a interessar-se por elas.

"Ouça os textos e discuta as ideias, se for do seu interesse. Mas, sobretudo" – acrescenta a Pinto Lopes Viagens no texto relativo aos Açores –, "deixe-se inebriar pela memória dos terramotos e dos vulcões, da tenacidade e da aventura, do sonho e da magia que enformaram as suas personagens e, em geral, o carácter dessas inesquecíveis ilhas de bruma a que tantos dos melhores viajantes ofereceram um lugar entre os destinos a visitar ao menos uma vez na vida". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório