Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Bom dia! 5 alternativas ao café para manter-se alerta durante todo o dia

Apesar de se tratar da bebida mais consumida em todo o mundo – superada apenas pela água – o consumo de café em excesso pode provocar danos à saúde. Descubra algumas alternativas que garantem dar-lhe a energia que necessita.

Bom dia! 5 alternativas ao café para manter-se alerta durante todo o dia
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Energia

O café está sempre presente no dia a dia dos portugueses, trata-se tanto do gosto por esta bebida como já uma espécie de ritual beber a bica logo pela manhã e ao longo do dia.

Porém, o consumo excessivo, pode causar diversos efeitos colaterais, tais como: dores de cabeça, espasmos musculares, distúrbios de ansiedade e aceleração do batimento cardíaco.

Conheça outras cinco alternativas ao café que prometem mantê-lo em estado de alerta:

Chá verde ou chá branco

Ambos possuem cafeína, porém uma quantidade menor que o café. No entanto, demoram mais para serem absorvidas pelo organismo, o que faz com que a sensação de estar desperto dure mais tempo.

Além disso, esses chás têm propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e contribuem para o bom funcionamento do metabolismo.

Chá de hortelã

Este chá possui propriedades semelhantes ao chá verde e muito vantajosas. Além de fornecer energia, o chá de hortelã melhora o metabolismo, aumenta imunidade e ajuda a combater problemas digestivos.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é rico em nutrientes, como vitaminas A, B, C e D e em minerais como o potássio, zinco e magnésio. Além de ter propriedades nutricionais riquíssimas, o gengibre também ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, revigorando o sistema imunitário e as suas caraterísticas anti-inflamatórias.

Chai Indiano

Esse chá, extremamente saboroso, geralmente é feito com chá preto, leite e especiarias como canela e gengibre, por exemplo. Além de possuir cafeína, tem teanina, que ajuda a manter a sensação de alerta.

Batido de frutos secos

Alguns dos melhores alimentos para serem consumidos pela manhã para aumentar os níveis de energia são os frutos secos. Pode escolher entre amêndoas, avelãs, nozes e amendoins. Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, em hidratos de carbono saudáveis, fibra e proteína.

Pode inclui-los no seu pequeno-almoço misturando-os com os cereais, no iogurte ou preparando um batido de frutos secos com outras frutas frescas, leite ou bebida vegetal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório