Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Oficina do Duque convida a começar pelo fim, com o menu ao contrário

Chef Rui Rebelo celebra o Dia ao Contrário e troca as voltas ao menu

Notícias ao Minuto

20:00 - 28/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sobremesas

Para celebrar o Dia ao Contrário no dia 31 de janeiro, o restaurante Oficina do Duque, situado na famosa Calçada do Duque, torna a data especial com um menu onde os últimos são os primeiros. Começar pela sobremesa e terminar com a entrada, é a sugestão do Chef Rui Rebelo.

A Oficina do Duque torna a rotina da refeição numa experiência extraordinária que começa pelo fim, onde os clientes fazem primeiro o que fica para último, pagar. A ordem dos pratos é feita ao contrário, mas o resultado é um equilíbrio que tem início no cocktail com base em café e na sobremesa de mousse de chocolate, com azeite frutado e flor de sal. 

Depois da sobremesa, há um regresso à normalidade para provar o prato principal. Neste menu, o chef apresenta três opções: borrego confitado com couscous e gelado de hortelã, sarrajão braseado com puré de raízes e soja perfumada ou quinoa com cogumelos e legumes salteados. De seguida, a entrada é o que conclui o menu invertido com a nota leve de curgete acompanhada por queijo parmesão.

“Costuma-se dizer que ‘a vida é curta, comece pela sobremesa’. Foi com este mote que decidi criar um menu ao contrário, composto por uma refeição que joga com sabores de forma diferente e inesperada, sem causar estranheza. É uma experiência que troca as voltas dos pratos, mas mantém a autenticidade da Oficina do Duque”, explicar o chef Rui Rebelo.

Este menu pode ser saboreado no dia 31 de janeiro, por 23€ e caso o cliente não fique satisfeito com a experiência, o valor é devolvido na totalidade. A Oficina do Duque fica na Calçada do Duque 43A e serve almoços e jantares das 12h às 23h.

A Oficina do Duque

Recentemente renovada, a Oficina do Duque, na emblemática Calçada do Duque, é o lugar onde o ordinário é extraordinário. É nesta dicotomia que o chef Rui Rebelo pratica e reflete a sua maneira de viver, através de uma cozinha de instinto, onde exerce a liberdade na forma como trabalha os ingredientes. Um bitoque cujo molho demora 16 horas a preparar, rabo de boi, miudezas, couscous com gelado de menta e hambúrgueres preparados de forma artesanal com pão feito na casa são pratos em que tudo convive com despretensiosa harmonia.

O chef

Rui Rebelo é o Duque da Oficina. Começou a trabalhar aos 17 anos e desde então conta com mais de 20 anos de experiência na restauração. Antes de chegar à Oficina, viajou por vários cantos do globo, estudou no Brasil e em Barcelona e trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin, como o Alkymia e o Abac, e com chefs de renome como Ferran Adrià e Ramon Morató. O chef Rui Rebelo vive 'para tirar a banalidade da simplicidade' e procura refletir a sua personalidade e maneira de viver na sua cozinha de instinto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório