Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Comer carne vermelha pode causar esta doença e infertilidade nas mulheres

A endometriose trata-se de uma doença caracterizada pela presença de endométrio – tecido que reveste o interior útero – fora da cavidade uterina, afetando outros órgãos.

Comer carne vermelha pode causar esta doença e infertilidade nas mulheres
Notícias ao Minuto

21:03 - 28/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Estes órgãos podem ser a pelve, incluindo trompas, ovários, intestinos e bexiga. A condição pode causar dores intensas, tumores, dificultar a gravidez e até provocar a infertilidade.

De acordo com uma reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail, um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Cancro Fred Hutchinson, em Washington, nos Estados Unidos, descobriu que, por razões ainda não esclarecidas, a carne não processada está fortemente ligada à condição, muito mais do que alimentos processados como bacon e salsichas.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que a carne vermelha pode aumentar os níveis de estrogénio nas mulheres, o que pode provocar o aparecimento de endometriose.

Para o estudo mais recente foram testadas 81.908 mulheres nos EUA em idade de pré-menopausa, entre os anos de 1991 e 2013. A cada quatro anos as voluntárias eram convidadas a responder a um questionário sobre o seu regime alimentar e eram monitorizadas sobre qualquer suspeita de endometriose.

Os resultados do estudo, que foram publicados no Journal of Obstetrics & Gynecology, sugeriram que o consumo elevado de carne vermelha não processada aumenta a probabilidade do desenvolvimento de endometriose.

Por outro lado, verificaram que aves, peixes e frutos do mar não afetaram os riscos.

O que é a endometriose?

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado seja ‘fixado’, levando a uma possível gravidez. Quando isso não ocorre, esse aumento é descamado e expelido em forma de menstruação. No entanto, em alguns casos, uma parte desse sangue flui no sentido oposto, armazenando-se nos ovários ou cavidade abdominal, resultando assim nas lesões características da condição.

As causas da endometriose são desconhecidas, embora sugira-se que possam ser genéticas, estejam relacionadas a problemas no sistema imunitário ou a exposição de produtos químicos. Os sintomas incluem dores excruciantes, menstruação longa, fadiga, risco de infertilidade, problemas intestinais e na bexiga.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório