Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Tem excesso de peso? A culpa pode ser dos seus pais, indica estudo

Os indivíduos obesos não conseguem evitar ter peso a mais “devido aos seus genes” que afetam a habilidade do organismo em queimar gordura, revela um novo estudo.

Tem excesso de peso? A culpa pode ser dos seus pais, indica estudo
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Obesidade

Uma pesquisa britânica extensa examinou a ligação entre o peso e os genes e concluiu que os indivíduos tem menos controlo sob o seu peso do que poderiam pensar.

Por outras palavras, os indivíduos de porte magro podem agradecer à sua herança genética – enquanto que os obesos não conseguem evitar ter quilos a mais.

Os cientistas referem que variações genéticas são responsáveis, quando se trata do apetite e da habilidade de queimar gordura mais rapidamente.

A professora e líder do estudo, Sadaf Farooqi, explicou em declarações ao The Sun: “Temos muito menos controlo sob o nosso peso do que pensamos. Esta pesquisa revela pela primeira vez que pessoas magras saudáveis são geralmente magras porque têm no seu organismo uma menor quantidade de genes que aumentam as chances de alguém sofrer de excesso de peso”.

“Estas pessoas não são magras porque têm mais força de vontade ou porque são moralmente superiores, como algumas opiniões ainda sugerem”.

A investigadora e uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge analisaram o ADN e o estilo de vida de 1,622 indivíduos saudáveis e que se encontravam abaixo do peso, de 10443 pessoas com o peso considerado normal e de 1,985 severamente obesas.

Os cientistas identificaram cerca de 120 variações genéticas associadas ao peso – que representam cerca de um quinto da constituição física de um individuo.

Os genes já eram conhecidos por afetar as chances de alguém ser obeso, mas trata-se da primeira vez que variações genéticas foram associadas à magreza.

A professora Sadaf Farooqi afirmou: “É fácil julgarmos e criticar alguém por causa do seu peso, mas a ciência sabe que as coisas são de facto bem mais complexas”.

A pesquisa inédita foi publicada no periódico científico PLOS Genetics.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório