Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Existem quatro tipos de personalidade. Qual é a sua?

Investigadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar.

Existem quatro tipos de personalidade. Qual é a sua?

Publicado na revista Nature Human Behavior, e divulgado pela revista Galileu, o estudo examinou as respostas de voluntários a questionários com 44 a 300 perguntas.

"As pessoas tentaram classificar os tipos de personalidade desde o tempo de Hipócrates, mas a literatura científica descobriu que isso não faz sentido", disse William Revelle, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências de Weinberg, nos EUA. 

"Agora, esses dados revelam que há de facto densidades mais altas de personalidades", falou Luís Amaral, da McCormick School of Engineering. "Os tipos de personalidade só existiam na literatura de autoajuda e não tinham lugar nas revistas científicas. Achamos que tal vai mudar devido a este estudo."

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e consciência.

Após desenvolverem novos algoritmos, surgiram quatro tipos de personalidades. 

Regular

Pessoas regulares apresentam níveis elevados de neuroticismo e de extroversão, e apresentam ainda baixos níveis de abertura a novas experiências. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter este tipo de personalidade.

Reservada

O indivíduo reservado é emocionalmente estável, mas não possui abertura ou neuroticismo. Não é extrovertido, mas é agradável e consciente. 

Exemplar

Pessoas exemplares pontuam baixo relativamente ao neuroticismo e alto em todas as outras características. Há mais mulheres nesta categoria. A probabilidade de alguém ser exemplar aumenta com a idade. "São pessoas confiáveis e abertas a novas ideias. Tomam a iniciativa e são de confiança – ótimas para estarem por exemplo à frente de um negócio", explicou Amaral.

Egocêntrica

Esse grupo apresenta uma pontuação elevada em extroversão e abaixo da média em abertura, simpatia e consciência. "São pessoas com quem não quer sair", afirmou Revelle. Há uma diminuição dramática no número de egocêntricos à medida que as pessoas envelhecem, tanto entre as mulheres como nos homens.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório