Uma xícara de arroz cozido (puro, sem contar outros ingredientes que possam ser usados na sua confeção) contém 200 calorias, conforme a reportagem divulgada pela revista Galileu.
A maior parte destas calorias é proveniente do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e armazenado no organismo como gordura.
Mas e se houvesse uma forma de tornar o arroz mais saudável e menos calórico? Há!
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka encontrou uma maneira de preparar o arroz capaz de reduzir o seu valor calórico em 50%.
O método consiste em ferver a água e cozinhar o arroz. Mas antes de adicionar o arroz à água, os investigadores colocaram óleo de coco no líquido (a quantidade de óleo de coco usada precisa necessita de ter 3% o peso do arroz a ser preparado). Após a cozedura, os cientistas colocaram o arroz no frigorífico por 12h antes de voltar a aquecê-lo e ser servido.
Como é que esse método reduz as calorias?
Em alimentos como milho, arroz e batata existem tipos diferentes de amido. Alguns são digeridos pelo corpo, transformando-se em glucose e, possivelmente, em gordura.
Outros são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo organismo, acabam por ser menos absorvidos e eliminados. Ou seja, o individuo acumula assim menos gordura.
Pesquisas mostram que o modo de preparação de um alimento pode alterar a forma do amido, transformando uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. E é exatamente isso que o método de preparação do arroz referido propõe.