Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

É viciado em batatas fritas? Diga não à tentação... assim

Um novo estudo garante que cheirar aquele alimento durante mais de dois minutos ajuda a diminuir o desejo por batatas fritas. Vai experimentar?

É viciado em batatas fritas? Diga não à tentação... assim
Notícias ao Minuto

08:20 - 23/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gula

Pode parecer contraditório porque certamente quando lhe apetece comer batatas fritas, não há nada mais tentador do que o cheiro de uma porção acabada de fritar.

Contudo, um novo estudo revela que forçar-se a cheirar aquele alimento durante mais de dois minutos pode de facto ajudá-lo a resistir à tentação.

Uma equipa de investigadores da Universidade de South Florida, nos Estados Unidos, apurou que o cheiro dos alimentos satisfaz diretamente o estômago, já que o cérebro não é capaz de diferenciar a fonte de prazer sensorial.

O professor Dipayan Biswas, que liderou a pesquisa, disse em declarações ao Mirror Online: “O aroma ambiente pode ser uma ferramenta eficaz para quem pretende resistir ao impulso de comer certos alimentos”.

“Aliás, estímulos subtis sensoriais como aromas podem ter uma influência mais eficaz nas escolhas alimentares de crianças e adultos, comparativamente a diretrizes restritivas governamentais”.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores expuseram os participantes quer ao cheiro de alimentos saudáveis (morangos ou maçãs) ou a alimentos processados (biscoitos ou batatas fritas).

Os cientistas apuraram que os participantes expostos ao cheiro de biscoitos por menos de 30 segundos apresentavam uma probabilidade maior de quererem comer de facto um biscoito.

Porém, aqueles que foram expostos àquele aroma por mais de dois minutos não acharam na sua maioria que o biscoito fosse assim tão apetecível, e ao invés manifestaram preferir os morangos.

Os resultados foram iguais quando os voluntários foram expostos ao cheiro de batatas fritas.

Por isso já sabe da próxima vez que vir o prato de batatas fritas a 'aproximar-se' não fuja!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório