Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Contra o colesterol alto, beba estes cinco chás regularmente

Combater o colesterol não é de todo uma tarefa fácil. Porém, uma ótima forma de baixar os níveis perigosos de gordura no organismo consiste em consumir certos tipos de chá – saiba quais e sinta-se bem.

Contra o colesterol alto, beba estes cinco chás regularmente
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Combate

Em declarações à publicação Minha Vida, a nutricionista Tatiana Zanin apresentou uma lista de cinco chás eficazes na redução de índices elevados de adipose no sangue.

Ainda assim, a especialista saliente que estas bebidas devem ser consumidas sob orientação de um profissional médico e apenas devem servir como complemento para o tratamento do colesterol alto, que pode ser feito através da toma de fármacos, prática de exercício físico e adoção de uma dieta orientada por um nutricionista.

Os cinco chás que ajudam a baixar o colesterol incluem:

1. Chá de alcachofra

A alcachofra tem propriedades com efeito depurativo para o sangue e contém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a arterosclerose.

Como tomar: adicionar duas colheres de sopa de folhas secas de alcachofra a um litro de água a ferver, deixar arrefecer, coar e beber entre duas a três xícaras do chá por dia, antes das refeições durante 15 dias.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos.

Como tomar: adicionar 30 gramas de folhas secas de dente-de-leão a 500 ml de água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber duas a três xícaras por dia.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma ajuda a baixar os níveis de colesterol na corrente sanguínea devido à sua ação antioxidante.

Como tomar: adicionar três colheres de café de cúrcuma em pó a 500 ml de água fervida e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois de arrefecer, beber até três chávenas por dia entre as principais refeições.

4. Chá mate

A erva-mate além de ter uma ação antioxidante, diminui a absorção de gordura dos alimentos e impede a absorção do colesterol no intestino, diminuindo dessa forma a acumulação do chamado mau colesterol ou LDL.

Como tomar: colocar três colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água quente, deixar arrefecer, coar e beber até 1 litro do chá por dia.

5. Chá verde

O chá verde possui propriedades antioxidantes e outros compostos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol mau no sangue. Esta bebida acelera ainda o metabolismo, podendo potenciar e acelerar a perda de peso.

Como tomar: adicionar três colheres de chá verde a 500 ml de água fervida, esperara que arrefeça, coar e beber até quatro xícaras por dia fora das refeições.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório