Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Chefe João Rodrigues e restaurante Feitoria ganham prémios pelo 3.º ano

O chefe José Avillez foi hoje distinguido com o Prémio 10 Anos Mesa Marcada, que assinala o 10.º aniversário das distinções pelo blogue de gastronomia, enquanto João Rodrigues e o seu restaurante Feitoria são os preferidos, pelo terceiro ano consecutivo.

Chefe João Rodrigues e restaurante Feitoria ganham prémios pelo 3.º ano
Notícias ao Minuto

20:58 - 21/01/19 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

A 10.ª edição dos prémios Mesa Marcada resultaram da maior votação de sempre, contando com 208 votantes -- contra 153 no ano passado -, entre chefes de cozinha, responsáveis de restaurantes, jornalistas, 'bloggers', críticos e gastrónomos, anunciou a organização.

O Prémio 10 Anos Mesa Marcada, "um novo prémio apenas divulgado e revelado esta noite", foi entregue a José Avillez, o chefe que mais venceu nesta década: seis vezes como o chefe preferido e seis como responsável de um restaurante, quatro vezes o Belcanto (Lisboa, duas estrelas Michelin) e duas vezes o Tavares.

Pelo terceiro ano consecutivo, João Rodrigues e o restaurante que lidera, Feitoria/Altis Belém (Lisboa, uma estrela Michelin), arrecadaram o primeiro lugar nas duas categorias principais: Top 10 de Chefes e de Restaurantes de 2018.

O chefe do restaurante Prado (Lisboa), António Galapito, mereceu dois prémios especiais: Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano - atribuído a um novo chefe de cozinha que se tenha evidenciado na classificação -, e Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, dado ao restaurante ou chefe que mais se destacou no Top 10.

O seu restaurante ocupa o quinto lugar no Top 10 dos Restaurantes Preferidos e Galapito ficou na sexta posição no Top 10 dos Chefes Preferidos.

Outra novidade deste ano foi a entrega do Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano, entregue a Joaquim Sousa, da Ladurée /JNcQuoi, um galardão que é votado por um painel específico, composto por 27 jurados da área de pastelaria, e que procura "valorizar e homenagear outras áreas da gastronomia e da restauração", segundo a organização.

O recém-aberto Epur (Lisboa), do chefe Vincent Farges, antigo responsável pela cozinha da Fortaleza do Guincho (uma estrela Michelin), mereceu o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano e o restaurante entrou diretamente para o nono lugar do Top 10 dos estabelecimentos.

A Taberna Sal Grosso (Lisboa) conquistou o Prémio Especial Bom Sucesso "Mesa Diária", considerado pelos votantes como "restaurante favorito de preço moderado que frequente regularmente ou que recomendaria a um amigo".

O chefe austríaco Dieter Koschina mereceu o Prémio Especial Cutipol Carreira -- já anunciado na semana passada pelo blogue Mesa Marcada -- distinguindo o seu trabalho e empenho de mais de 20 anos no restaurante algarvio Vila Joya (duas estrelas Michelin).

Koschina foi eleito por um painel restrito composto pelos 20 chefes que nos últimos cinco anos constaram no Top 10 e venceram os prémios especiais.

O Prémio Maria José Macedo -- Produtor / Fornecedor do Ano foi entregue ao Lugar do Olhar Feliz (LOF), projeto de produção de citrinos do casal Jean-Paul e Ann Brigand, no Cercal, Alentejo, e que foi escolhido "após consulta a vários chefes".

Criado em 2009, o blogue Mesa Marcada é da autoria de Duarte Calvão -- crítico gastronómico e diretor do festival Peixe em Lisboa -- e do jornalista de gastronomia Miguel Pires.

Os prémios foram entregues hoje à noite em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre chefes, gastrónomos, enólogos, 'sommeliers', proprietários de restaurantes, profissionais da hotelaria e jornalistas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório