Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Vista Alegre Leva Amazónia a Paris numa surpreendente coleção

A Vista Alegre, marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro, que assinala este ano 195 anos de história, reforça a sua capacidade criativa e inovadora, apresentando, na feira internacional Maison & Objet, novas coleções, parcerias e projetos diferenciadores, marcados, em 2019, por um importante enfoque na responsabilidade social, e pela entrada num novo segmento de produto – o do mobiliário exclusivo, em porcelana e cristal manuais.

Vista Alegre Leva Amazónia a Paris numa surpreendente coleção
Notícias ao Minuto

17:00 - 21/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Louçã

Depois de conquistar 43 prémios internacionais de design entre 2017 e 2018, a marca continua a corresponder às mais altas expectativas do público e dos especialistas, aliando tradição, história e modernidade, e afirmando-se, assim, indiscutivelmente, como uma referência mundial no mercado de tableware e decoração.

AMAZÓNIA

Amazónia é a coleção em destaque da primeira apresentação mundial da Vista Alegre em 2019.

Esta extensa coleção, composta por peças de mesa, decorativo, gift e iluminação, produzidas em porcelana, cristal, vidro, faiança e grés, apresenta ao mundo a Floresta Amazónia, numa viagem no tempo que funde três séculos de História do “pulmão” do planeta, resgatando do esquecimento o trabalho de um dos maiores naturalistas portugueses do século XVIII, Alexandre Rodrigues Ferreira.

Amazōnia foi desenvolvida em parceria com a EcoArts, uma entidade brasileira sem fins lucrativos, sedeada no Mato Grosso, que desenvolve projetos de economia circular baseados na natureza, transformando resíduos florestais não madeireiros (como folhas, ou sementes), com intervenção dos povos indígenas locais, em objectos de arte, com o propósito de gerar viabilidade económica, conhecimento e respeito pela exuberante e ameaçada biodiversidade da floresta amazónica. Amazōnia une duas culturas irmãs, a portuguesa e a brasileira, na preservação de um património ambiental, cultural, social e científico crucial para o futuro da Humanidade, uma vez que parte das receitas da coleção reverterá para a reflorestação da área amazónica de Mato Grosso, através do plantio de árvores frutíferas autóctones em cidades e aldeias indígenas da região onde a Ecoarts atua. Por cada peça vendida, uma árvore será plantada na Amazónia. Através de uma fusão surpreendente de materiais e de técnicas que encontraram uma inesgotável fonte de inspiração na maior floresta tropical do mundo, esta coleção representa a Amazónia como ela verdadeiramente é – um mosaico vibrante de ecossistemas, de biodiversidade, de costumes e povos ancestrais, cores, sons e cheiros.

Composta por peças em porcelana, cristal, grés e faiança, que se aliam de forma harmoniosa e surpreendente,Amazōnia foi desenvolvida com recurso a técnicas que aproximam esta coleção à natureza. Desde a escultura à pintura manual, é graças ao saber-fazer acumulado de seis gerações de artesãos altamente especializados da Vista Alegre que nasce uma coleção tão rica em detalhes repletos de significado.

Notícias ao Minuto© Vista Alegre

A inspiração artística da coleção cruzou várias latitudes e retrocedeu três séculos até ao extraordinário legado do naturalista português Alexandre Rodrigues Ferreira na obra “Cinco Viagens Filosóficas pelas Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá”, resultante das exaustivas expedições que realizou no século XVIII a mando da coroa portuguesa ao interior da floresta amazónica, naquela que é, hoje em dia, em pleno século XXI, a área de atuação da Ecoarts. Nesta coleção, o magnífico trabalho deste naturalista português renasce e ganha uma nova vida, fundindo-se com referências locais de quem conhece e vive a floresta no seu quotidiano e de trabalhos artísticos desenvolvidos pela Ecoarts com os habitantes indígenas.

ENDANGERED

Também enquadrada na responsabilidade social da marca portuguesa e num alerta global pela defesa da biodiversidade do planeta, foi apresentada em Paris a coleção Endangered.

Composta por quatro caixas, inspiradas nos vasos canópicos usados no ritual de mumificação egípcia, simbolizam animais em risco de extinção, oriundos dos quatro continentes: o Lince Ibérico (Lynx pardinus); a Gazela Dama (Nanger dama); o Lobo Vermelho (Canis rufus) e a Águia-Falcão (Nisaetus bartelsi).

A tampa, em biscuit branco, traduz a pureza da vida selvagem, e o corpo, em biscuit preto, decorado com baixos-relevos codificados em código binário, inscreve o número de exemplares existentes no mundo, representando a ação negativa do Homem e da tecnologia em todos os ecossistemas.

Notícias ao Minuto© Vista Alegre

HERBARIAE BY CHRISTIAN LACROIX

Reafirmando a sua parceria com a insígnia de luxo francesa Christian Lacroix Maison, a Vista Alegre apresentaHerbarie. As linhas subtis desta coleção foram inspiradas por cinco flores: a papoila, o narciso, o lótus, a dália e o cardo. Escolhidas pelo poder da sua beleza evocativa, porém delicada, elas adornam cada peça desta coleção. Desenhadas ao estilo de herbários e obras de botânica antiga, dentro de margens estilizadas e orladas com uma filagem manual a preto, as imagens destacam-se no contraste do preto e branco ou no coração de cores suaves – rosa, amarelo, verde e azul-pavão –, que lembram pintura a aguarela.

Notícias ao Minuto© Vista Alegre

ONCE UPON A TIME…

Limitada a apenas oito exemplares e criada em parceria com a marca portuguesa Boca do Lobo, esta peça marca a entrada da Vista Alegre no segmento do mobiliário exclusivo. O cabinet Once Upon a Time é revestido por 1090 pequenos triângulos de porcelana, dos quais 741 são integralmente pintados à mão pela equipa da Manufatura da Vista Alegre, e envolve mais de 500 horas de trabalho delicado e rigoroso de três dos mais experientes pintores da marca. A peça inclui um serviço de bar exclusivo e limitado, executado em cristal de qualidade superior, soprado, gravado, lapidado e pintado à mão. Cada exemplar de Once Upon a Time será ainda personalizado com o nome do colecionador que o adquiriu, pintado à mão pelos pintores da Vista Alegre. Assim começará novo capítulo da história desta peça exclusiva que abre uma nova página da história da Vista Alegre.

ILUMINAÇÃO

A inovadora coleção de candeeiros da Vista Alegre desvenda em Paris novos modelos. Em vidro de cor e cristal lapidado, Abissal evoca a forma de seres que habitam as profundezas dos oceanos, e a sua luminosidade forte, estranha e poética. A designer britânica Jo Sampson foi buscar inspiração às abóbodas renascentistas e uniu cristal e porcelana para criar Cupola. O exuberante e hipnótico Cocar, que integra a coleção Amazōnia, inspirou-se nos adornos de cabeça dos chefes das tribos índias da Amazónia e, por fim, Urquino e Ommati, com assinatura do multipremiado designer britânico Ross Lovegrove, surgem agora em novas versões, ampliando a coleção E2H – Earth to Humanity. Estas peças reforçam o compromisso contínuo da marca em ampliar os limites do design e das matérias porcelana e cristal.

ART DOUBLÉ

Este ano a Vista Alegre reforça também a sua presença no segmento do cristal com Art Doublé. A complexa técnica do cristal doublé exige um trabalho exímio por parte dos melhores mestres vidreiros. Sobre uma camada de cristal incolor é aplicada uma segunda camada de cristal de cor, posteriormente lapidada, retirando a superfície exterior e criando os motivos decorativos na base transparente. O resultado final é de uma beleza incomum, tornando peças práticas em destacados elementos decorativos e criando delicados efeitos de luz, como Monarch, Catedral, Circe eCatherine Weel.

Notícias ao Minuto© Vista Alegre

ÚNICA

Também a coleção art glass Única, apresentada na edição do ano passado da Maison&Objet, revelou novas peças em Paris: Graviola (que integra a coleção Amazōnia), Saturno, Earth e Dive. Única nasce do encontro entre designcontemporâneo e técnicas ancestrais da produção manual de vidro de cor e do mais puro cristal. Uma surpreendente coleção composta por peças feitas sem molde, onde formas fluídas e irrepetíveis, trabalhadas pelos experientes artesãos da Vista Alegre, contrastam com cores vibrantes. Sopradas de forma inteiramente manual e moldadas com recurso a um mínimo de instrumentos, as criações de Única só são possíveis graças à aliança cúmplice da perícia artesanal com o design contemporâneo.

MY RARE SPIRITS

Como o seu nome indica, esta sofisticada coleção, composta por três frascos e um cálice em cristal, destina-se a bebidas espirituosas muito especiais. Cada frasco foi concebido para guardar e servir os melhores néctares de coleções privadas, colheitas próprias e aquisições ou ofertas excecionais. A lapidação, a gravação e a pintura a ouro fazem de My Rare Spirits o guarda-tesouros ideal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório