Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Modo como grávidas dormem "pode aumentar o risco de nados-mortos"

Os cientistas apuraram que dormir por longos períodos de tempo sem acordar mais do que uma vez por noite pode estar associado ao mau desenvolvimento do feto.

Modo como grávidas dormem "pode aumentar o risco de nados-mortos"

O modo como dorme durante a gravidez “pode aumentar o risco de nado-morto no momento do parto”, revelam os cientistas.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, apurou que dormir mais de nove horas de sono ininterrupto por noite pode estar associado a um maior risco de dar à luz nados-mortos.

Os resultados apuraram que as mães expectantes que acordam durante o período noturno estão mais ‘protegidas’ de ocorrência de aborto espontâneo ou de gerarem nados-mortos.

“As mulheres grávidas muitas vezes reportam acordar e levantarem-se a meio da noite”, disse a líder do estudo Louise O’Brien.

“Enquanto que despertar várias vezes pode preocupar as gestantes, no contexto de ocorrência de nados-mortos tal parece ter um efeito protetor”.

O’Brien referiu que tal deve-se à forma como o sistema nervoso autónomo – o sistema que regula as funções corporais – e o sistema hormonal funcionam durante o sono nos estágios de gravidez mais avançados.

A cientista explicou que a pressão arterial alcança o seu nível mais baixo durante o sono, mas que ao acordar, verifica-se um aumento na atividade do sistema nervoso que causa aumentos temporários na pressão sanguínea.

“É possível que estes breves momentos de aumento da pressão arterial possam prevenir a incidência de períodos relativamente baixos de pressão sanguínea”, explica O’Brien. “Tal é deveras relevante porque a pressão baixa já foi associada a problemas no crescimento do feto, aborto espontâneo e nados-mortos”.

Todavia, a investigadora salientou que será necessária a realização de mais pesquisas de modo a entender a relação causal entre o sono materno e a ocorrência de nados-mortos no momento do parto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório