Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Inovação. Hospital Saint Louis realiza redução de estômago pela boca

A Unidade de Endoscopia Bariátrica do Hospital de Saint Louis (HSL), em Lisboa, começou a realizar, em Portugal, um tratamento único da obesidade, com recurso ao Método Apollo, que permite uma redução de estômago pela boca, sem cortes, cicatrizes ou amputações, favorecendo a recuperação do doente.

Inovação. Hospital Saint Louis realiza redução de estômago pela boca
Notícias ao Minuto

15:30 - 18/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Obesidade

"A colocação do balão intragástrico já não é o único tratamento endoscópico realizável por rotina. O Método Apollo permite ir mais além, uma efectiva diminuição da capacidade do estômago, bem como induzir uma maior saciedade e controle do apetite. É uma técnica segura e minimamente invasiva, com baixos índices de dor e de infeção, com total ausência de cicatrizes externas e que permite um regresso ao dia-a-dia em 24 horas após a intervenção", explica o professor Gontrand Lopez Nava, que lidera a equipa do HSL.

Após consulta de avaliação, para elegibilidade de cada caso clínico, o procedimento endoscópico é realizado pelo professor Gontrand Lopez-Nava, médico com mais de 3500 casos de sucesso em Espanha e vários estudos clínicos publicados.

O Método Apollo - destinado especialmente a pacientes com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 40 kg/m² - visa a redução do estômago por via oral, evitando a cirurgia aberta, através da realização de suturas na cavidade gástrica. Não é uma intervenção cirúrgica, mas uma intervenção endoscópica. Com recurso a um endoscópio, através da boca do paciente, em poucos minutos, realizam-se suturas na cavidade gástrica, de forma a reduzir a capacidade do estômago. Sem a necessidade de cirurgia e com um curto período de pós-operatório, esta intervenção é realizada, sob anestesia geral, em sala cirúrgica.

Procedimentos endoscópicos

Gastro Sleeve Endoscópico (Primário) - É uma cirurgia endoscópica avançada para tratamento do doente bariátrico, que permite aos médicos fazer um Sleeve Gástrico Endoscópico com uma sutura continua total através de um endoscópio flexível.

É uma cirurgia minimamente invasiva sem cortes e/ou orifícios e amputação.

Gastro Sleeve Endoscópico (Revisão) - É um procedimento endoscópico avançado para revisão do Sleeve Gástrico, que permite aos médicos fazer uma sutura continua total, para redução da dilatação da bolsa gástrica do Sleeve Gástrico, através de um endoscópio flexível.

Bypass Gástrico (Revisão) - É um procedimento endoscópico avançado para revisão do Bypass Gástrico, que permite aos médicos fazer uma sutura continua total, para redução da dilatação da anastomose e bolsa gástrica de Bypass Gástrico, através de um endoscópio flexível.

Nestes contextos de obesidade e de excesso de peso, o acompanhamento multidisciplinar é crucial, pelo que uma equipa de profissionais de diferentes especialidades (psicologia, nutrição, endocrinologia, etc) apoia o paciente durante dois anos após qualquer um dos tratamentos. Modificar e supervisionar o comportamento alimentar é o objectivo desta atenção personalizada de diferentes disciplinas.

O médico

Gontrand Lopez-Nava é um dos maiores especialistas mundiais em tecnologias endoscópicas para a obesidade. Como chefe da Unidade de Endoscopia Bariátrica do Hospital Universitário HM Sanchinarro, em Madrid, desenvolve, há mais de 10 anos, várias técnicas clínicas para tratamento da obesidade, inclusive associada à diabetes tipo II ou síndrome metabólico. Especialista em Aparelho Digestivo e Endoscopia, é membro da Sociedade Americana de Endoscopia (ASGE), da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade (SEEDO), Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade (SECO), da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASMBS) e da Sociedade de Endoscopia Bariátrica (ABE).

Professor de Medicina na Universidade de San Pablo CEU, em Madrid, e formador em 17 países, é também autor de diversos artigos em publicações internacionais, como a Endoscopy, a Obesity Surgery e a Surgery for Obesity and Related Diseases (SOARD).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório