Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dieta sem glúten? Este livro de Sofia Paixão vai orientá-lo

Sofia Paixão é autora do livro 'Sem Glúten com paixão', onde partilha diversas receitas sem glúten.

Dieta sem glúten? Este livro de Sofia Paixão vai orientá-lo
Notícias ao Minuto

20:00 - 18/01/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Glúten Free

Chega quase sem se fazer anunciar e manifesta-se, sobretudo, através de desconforto abdominal, vómitos, irritabilidade, falta de apetite, má progressão de peso, atraso de crescimento, obstipação. O diagnóstico não é, porém, imediato. Só depois de excluídos outros quadro clínicos, e de realizados alguns exames do foro endoscópico com recurso a biópsia e outros exames sorológicos, é que o especialista chega à conclusão de que o paciente sofre de doença celíaca. Falamos de uma doença autoimune do intestino, causada por uma sensibilidade permanente ao glúten.

Mas não são apenas os doentes celíacos que não toleram o glúten, há pessoas descritas pela comunidade médico-científica que são sensíveis ao glúten - Sensibilidade ao Glúten não Celíaca. 

Chegados a este ponto o caminho é só um: o da mudança do regime alimentar com erradicação do glúten. Há, por isso, todo um novo mundo por descobrir. Como eliminar o glúten dos alimentos que consome diariamente? Pode parecer difícil, mas não é. 

Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree com paixão, pode ajudar. Sofia é igualmente autora do livro 'Sem glúten com paixão' onde são partilhadas receitas de pães, massas, bolos, bolachas, entre outras, feitas com ingredientes naturais e integrais sem glúten.

Em 2009 Sofia descobriu que era intolerante ao glúten e percebeu que tinha de mudar a sua alimentação e de reaprender a cozinhar. "A descoberta de novos cereais sem glúten, alguns ancestrais, foi dos pontos mais positivos desta mudança. Com eles, criou receitas, adaptou as que fazia anteriormente e aprendeu novas formas de cozinhar", pode ler-se no comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto

Como resultado da eliminação do glúten da sua alimentação, Sofia Paixão deixou de ter um cansaço constante, enxaquecas recorrentes, alergias respiratórias e oscilações de peso. Passou a dar mais importância à sua alimentação e à da sua família.

Formou-se em Integrative Nutrition Health Coach e em Natural Chef e em 2015 criou o blogue GlutenFree com paixão, onde partilha estas receitas com milhares de seguidores, podendo assim ajudar outras pessoas que se encontram na mesma situação.

“Gosto de criar receitas, de ensinar a cozinhar, de ajudar na substituição de ingredientes, de dar dicas e truques, e, acima de tudo, gosto de desdramatizar a transição para uma alimentação mais saudável e mais sustentável, quer para nós quer para o nosso planeta", afirmou Sofia Paixão. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório