Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sente-se stressado e ansioso? Experimente escrever isto num papel

No âmbito de uma nova pesquisa, um grupo de voluntários escreveu diariamente num papel aquelas que consideravam ser lembranças felizes e consecutivamente demonstraram ter menores índices de stress e ansiedade.

Sente-se stressado e ansioso? Experimente escrever isto num papel
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Lembra-se quando em criança descrevia os seus dias e emoções num diário? Pois ao que parece a ciência dá-lhe boas razões para que volte a aderir a esse hábito: escrever sobre emoções positivas pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, enquanto escrever sobre as negativas melhora a saúde mental e física.

Num estudo publicado no periódico científico British Journal of Health Psychology, uma equipa de investigadores da Sociedade Britânica de Psicologia recrutou 71 participantes saudáveis, com idades entre 19 e 77 anos, dividiram-nos em dois grupos.

O primeiro foi orientado para que escrevesse sobre as experiências mais extraordinárias da sua vida, 20 minutos por dia, durante três dias consecutivos. O outro grupo deveria escrever a respeito de um tópico neutro, como os planos para o resto do dia, durante o mesmo espaço de tempo.

Os níveis de ansiedade dos participantes foram registados antes e depois de completarem a tarefa do dia. Os investigadores registaram uma diminuição significativamente maior na ansiedade daqueles que escreveram acerca de experiências positivas, comparativamente aos que escreveram sobre coisas neutras. Até a saúde física melhorou consideravelmente.

“Uma vantagem de escrever sobre emoções positivas para combater o stress e a ansiedade é a simplicidade. Ao contrário de muitas outras estratégias para melhorar o bem-estar psicológico, essa tarefa não precisa de treino ou de recorrer a ajuda profissional, como visitar um psicólogo”, disse Michael Smith, um dos autores do estudo: “As pessoas podem fazer isto num horário e lugar que seja conveniente para elas — e é grátis”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório