Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Curso de AVC promovido pela SPAVC volta a focar a fase aguda

Todos os anos, o Congresso Português do AVC, principal realização científica da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), organiza um curso de apoio à formação dos profissionais de saúde na área da doença vascular cerebral.

Curso de AVC promovido pela SPAVC volta a focar a fase aguda
Notícias ao Minuto

19:00 - 15/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle AVC

Pelo terceiro ano consecutivo, o Curso será dedicado à fase aguda do AVC. Decorrerá no sábado, dia 2 de fevereiro, pelas 15h, no Porto. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Os coordenadores do Curso, Miguel Rodrigues1 e Carla Ferreira1, salientam que “a abordagem diagnóstica e terapêutica da fase aguda do AVC determina a capacidade de recuperação e reintegração na vida ativa”, pelo que “é fundamental continuar a formar os profissionais de saúde segundo a evidência científica mais atual e incentivar a investigação permanente nesta área, para assim facilitar todo o trabalho de reabilitação e de prevenção secundária, que se irá seguir.

Apesar do tratamento da fase aguda do AVC ser já uma prática implementada em Portugal, este curso permite aprofundar os conhecimentos, seja para os profissionais que estão a começar o seu contacto com estes doentes, seja para os mais experientes que podem aperfeiçoar as suas competências nos gestos terapêuticos”, acrescentam os especialistas.

Do programa fazem parte temas como 'Apresentação clínica', 'Manejo do AVC agudo', 'Itinerários do AVC agudo: trombólise no AVC isquémico', 'Trombectomia no AVC isquémico' e 'Investigação etiológica e impacto na fase aguda', apresentados por profissionais de reconhecido mérito nas respetivas áreas. A introdução ao Curso ficará a cargo do presidente da SPAVC, Professot. Castro Lopes, e no final haverá a respetiva avaliação.

Com um 'formato intensivo e interativo', pretende-se que os presentes adquiram uma visão focada no AVC agudo “aproveitando a capacidade dos formadores, fruto do seu conhecimento científico e da sua experiência prática com estes doentes”, contribuindo para o tratamento adequado e célere desta patologia. “Espera-se, assim, fomentar o desenvolvimento dos cuidados de fase aguda no AVC, uma das importantes missões e objetivos da SPAVC”, sublinham os coordenadores.

As inscrições já estão disponíveis online, através do website da SPAVC, e estão abertas a todos os profissionais de saúde interessados em reforçar a sua formação nesta área. O Curso conta com o patrocínio científico da European Stroke Organisation (ESO), da World Stroke Organization (WSO) e da Ordem dos Médicos, para além do apoio da Tecnimede.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório