Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Praticar este movimento por 30 minutos reduz risco de morte em 30%

Manter-se em movimento pelo menos durante meia hora por dia, a realizar qualquer tipo de atividade, ao invés de permanecer sentado, diminui a probabilidade de incidência de morte precoce até um terço, diz uma nova pesquisa.

Praticar este movimento por 30 minutos reduz risco de morte em 30%
Notícias ao Minuto

09:00 - 15/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Viver para sempre?

Até breves momentos de atividade física, de apenas um ou dois minutos, apresenta benefícios para a saúde – tendo em conta que atualmente um cada quatro adultos passa mais de oito horas diárias sentado, refere uma equipa de cientistas do Centro Médico de Irving, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Movimentos de baixa intensidade, como caminhar, podem levar a uma queda de 17% de risco de morte precoce, enquanto que a prática de atividade moderada a vigorosa, como por exemplo participar em aulas de spinning é duas vezes mais eficaz, atingindo os 35%.

O professor assistente de medicina comportamental Keith Diaz disse: “Os dados apurados ressaltam uma mensagem pública extremamente importante, nomeadamente que a atividade física de qualquer intensidade, quantidade ou duração de tempo, apresenta benefícios para a saúde”.

“Se tem um emprego ou um estilo de vida que envolve estar sentado por muito tempo, saiba que poder reduzir o risco de morte prematura se optar por se mexer mais frequentemente, pelo tempo que desejar e conforme a sua capacidade física o permitir”.

Porém, o professor salientou que há “um maior benefício aquando da prática de atividades mais intensas”.

Cerca de um em cada quatro adultos passa mais de oito horas sentado. Tal propicia o aumento das chances de ocorrência de doenças cardíacas, diabetes e de cancro.

A pesquisa que durou oito anos, envolveu 7,999 participantes com mais de 45 anos, os quais utilizaram monitores de atividade física durante quatro dias, de modo a monitorizar o tempo que permaneciam sentados e que praticavam exercício.

O estudo norte-americano foi publicado no periódico científico American Journal of Epidemiology.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório