Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Demência: O que é, sintomas e como difere da doença de Alzheimer?

A demência vascular é, a seguir à doença de Alzheimer, a segunda forma mais comum de demência.

Demência: O que é, sintomas e como difere da doença de Alzheimer?
Notícias ao Minuto

11:30 - 14/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Esta infame doença já foi o tema principal de inúmeros romances, filmes e programas de televisão, porém sabe do que realmente se trata?

Quais são os diferentes tipos de demência?

A patologia é conhecida pelos problemas que provoca no processamento de pensamentos, no raciocínio e memória – já que estas são as áreas do cérebro mais afetadas pela doença.

Existem dois principais grupos de demência: a cortical, que provoca a perda severa de memória, tal como acontece nos indivíduos afetados pela doença de Alzheimer, e a subcortical, que afeta a velocidade de processar os pensamentos e a atividade cerebral, como visto nos doentes que sofrem de Parkinson.

A demência vascular e o Alzheimer são os tipos mais comuns desta patologia, e ambos provocam problemas na memória – sendo ambos condições raras entre indivíduos com menos de 65 anos.

Outras formas comuns de demência incluem a demência fronto-temporal, sobretudo diagnosticada em doentes com menos de 65 anos, e a demência por corpos de Lewy, na qual a danificação dos nervos se vai deteriorando ao longo do tempo provocando a perda de movimentos.

O que é a demência vascular e o que causa o seu aparecimento?

Trata-se da segunda forma mais comum de demência, logo a seguir à doença de Alzheimer, na qual o cérebro é danificado devido à falta de irrigação e circulação sanguínea.

Quando o sistema vascular no cérebro é danificado – ou seja, os vasos sanguíneos apresentam fugas ou ficam bloqueados – o sangue não consegue chegar às células cerebrais que acabam eventualmente por morrerem.

A morte das células cerebrais pode causar problemas na memória, pensamento e raciocínio e quando esses problemas cognitivos se agravam de tal forma que afetam a vida quotidiana dá-se o diagnóstico de demência vascular.

Quais são os diferentes estágios de demência?

Muitos casos de demência apresentam sintomas de aviso logo no inicio. Este estado inicial é conhecido por comprometimento cognitivo e é quase impercetível ou muitas vezes confundido com outras doenças, tais como a depressão.

Eis os sintomas que deve ter em atenção:

-Pensamento lento;

-Dificuldade em fazer planos;

-Dificuldade em usar linguagem e palavras;

-Dificuldade em manter a atenção ou concentração;

-Alterações de humor ou comportamentais.

Estes sintomas podem indicar que já ocorreram alguns danos cerebrais e que o tratamento deve começar de imediato antes que os sintomas se agravem.

Outros sinais podem ainda incluir a sensação de confusão ou desorientação, perda de memória e dificuldades em manter a concentração, ter dificuldade em ‘encontrar’ as palavras certas e darem-se severas e súbitas alterações de personalidade – incluindo agressividade, ter dificuldade em caminhar, em ter controlo sob a vontade de urinar e ter alucinações.

Os sinais precoces que indicam o aparecimento da doença de Alzheimer englobam perder itens frequentemente, esquecer conversas ou eventos e perder-se na rua (em caminhos anteriormente conhecidos).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório