Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo diz que chocolate faz melhor à tosse do que xarope. Sim, por favor

Uma médica britânica explicou à publicação The Telegraph o motivo pelo qual o chocolate, ao invés da toma de xarope, pode ser a solução para combater a tosse e os sintomas associados.

Estudo diz que chocolate faz melhor à tosse do que xarope. Sim, por favor
Notícias ao Minuto

16:00 - 11/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gripe

Toma xarope assim que experiencia os primeiros surtos de tosse? Ao que parece mais vale optar por comer um Twix ou um Mars.

Uma médica britânica sugere que o consumo de chocolate pode ser uma opção mais eficaz para combater a tosse e problemas respiratórios, relativamente à toma de medicamentos comuns.

De acordo com a professora Alyn Morice, chefe do departamento de estudos cardiovasculares e respiratórios da Universidade de Hull, no Reino Unido e fundadora da Sociedade Internacional para o Estudo da Tosse: “O chocolate pode acalmar a tosse”.

Alyn que passou anos a investigar a tosse, disse que os investigadores estão agora a ver os primeiros resultados de um estudo recente relativo a um medicamento vendido sem prescrição médica.

“A pesquisa prova que um novo fármaco que contém cacau é mais eficaz do que o comum xarope”.

O estudo que observou 163 indivíduos revelou que os pacientes que tomaram o medicamento à base de chocolate apresentaram melhorias significativas após dois dias.

Não, infelizmente não é tão simples (ou bom) quanto mastigar uma tablete de chocolate...

Ainda assim, este não é o primeiro estudo a sugerir que o chocolate é capaz de acalmar a tosse.

Uma equipa de investigadores da instituição de ensino superior Imperial College London, apurou que a teobromina, um alcalóide presente no cacau, é mais eficaz a suprimir a vontade de tossir do que a codeína – um ingrediente geralmente utilizado na produção de xaropes.

Mas afinal, como pode o chocolate ajudar a combater a tosse?

De acordo com a professor Alyn Morice, tal deve-se às “propriedades apaziguadoras” do chocolate – por outras palavras, aquele alimento é algo pegajoso o que significa que ao ser ingerido forma uma camada protetora nos terminais nervosos presentes na garganta, suprimindo desse modo a vontade súbita de tossir.

“Este efeito apaziguador explica o porquê do mel e do limão e de outros xaropes açucarados serem benéficos, mas acredito piamente que o chocolate tem algo mais”, acrescentou.

A especialista em tosse acredita ainda que chupar um quadrado de chocolate pode proporcionar algum alivio momentâneo para o doente.

Vale de certeza a pena tentar… o que lhe parece?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório