Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

O leitor perguntou: Quantas vezes por semana devo lavar o cabelo?

A personalidade televisiva e empresária Kim Kardashian causou recentemente polémica, ao dizer que lavava o cabelo apenas duas vezes por semana. E você, com que frequência lava a sua cabeleira? Todos os dias? Sabe se há um número correto de lavagens semanais? Bem, depende...

O leitor perguntou: Quantas vezes por semana devo lavar o cabelo?
Notícias ao Minuto

14:30 - 11/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

Sim! O grande problema dos cabelos está na raiz, ou melhor, no couro cabeludo: é ele que produz o sebo, que deixa os cabelos com uma aparência oleosa. Para piorar, as glândulas sebáceas estão extremamente próximas dos fios de cabelo, facilitando desta forma que estes apresentem uma aparência gordurosa.

Não existe um número específico para a quantidade de lavagens semanais que o seu cabelo necessita, mas uma coisa é certa: este não necessita de ser lavado todos os dias. Isso porque, tal ação acaba por deixar o couro cabeludo altamente ressecado, e este para compensar vai produzir ainda mais sebo – tornando-se assim cada vez mais oleoso...

Uma a duas vezes por semana

Ter um cabelo saudável e bonito depende de vários fatores. O tipo de pele é um deles: se tiver uma pele normal, sem ser muito seca e nem muito oleosa, o ideal é lavar os cabelos apenas uma a duas vezes por semana. Já se o seu couro cabeludo for oleoso, talvez sejam necessárias mais lavagens para que mantenha uma boa aparência.

Outro fato determinante é a espessura da cabeleira. Pessoas com cabelos grossos ou crespos sofrem menos com a propagação do sebo, por isso podem lavá-los menos, até uma vez por semana. Já quem tem o cabelo mais fino sofre mais com a oleosidade, por isso necessita de mais lavagens semanais.

Adicionalmente, os cabelos danificados por processos químicos (alisamentos, tintas para o cabelo, etc) devem ser lavados com uma frequência menor para que não fiquem ainda mais deteriorados.

Tendo em conta todos esses indicadores, os especialistas acreditam que o ideal é lavar a cabeça a cada três dias, mas assim pode sempre recorrer a um dermatologista para saber qual é a recomendação ideal para o seu tipo específico de cabelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório