Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Colesterol alto: Olhos podem indicar se sofre de condição que pode matar

O colesterol alto é comummente apelidado pela comunidade médica como o ‘assassino silencioso’, isto porque a condição tantas vezes fatal raramente se revela através de sintomas palpáveis.

Colesterol alto: Olhos podem indicar se sofre de condição que pode matar
Notícias ao Minuto

14:30 - 10/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Em estado de alerta

Todavia, numa entrevista televisiva no programa britânico This Morning, dois médicos revelaram que os olhos podem ser um indicador se está a sofrer com essa doença.

Ranj Singh e Sara Kayat, referiram que o aparecimento de manchas ou de pontos amarelos no interior das pálpebras pode ser sobretudo um indicador de terçolhos ou de condutas bloqueadas.

Todavia, os médicos alertaram que tal pode ser igualmente um sinal de colesterol alto.

“A presença de pontos amarelos à volta dos olhos podem ser indicadores de que está a sofrer de colesterol elevado”.

Apesar dos sintomas de colesterol serem diminutos, alguns indivíduos desenvolvem segundo os clínicos pequenos nódulos ao redor dos cantos das pálpebras.

A condição é provocada pela a acumulação de depósitos de colesterol na pele à volta dos olhos.

Trata-se de um sintoma raro, mas que indica a presença de índices elevados de colesterol e de outras gorduras na corrente sanguínea.

A incidência de colesterol alto causa o estreitamento das artérias – aterosclerose – ataques cardíacos, enfartes e doenças arteriais periféricas.

O colesterol é uma substância gorda conhecida por adipose, sendo vital para o normal funcionamento do corpo. É sobretudo produzida no fígado, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos.

Altos níveis de colesterol podem criar a acumulação de placa nas artérias, o que por sua vez pode bloquear a circulação sanguínea e aumentar perigosamente o risco de ataques cardíacos, enfartes e de aneurismas.

O colesterol elevado pode ser herdado geneticamente e ser provocado pelo consumo de uma dieta pouco saudável. Todavia, os níveis podem ser alterados ao evitar a ingestão de gorduras saturadas animais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório