Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sim, a prática excessiva de exercício pode dificultar perda de peso

Treinar em demasia pode fazer com que o corpo entre em modo de stress e provocar o aumento de cortisol.

Sim, a prática excessiva de exercício pode dificultar perda de peso

Todo passamos por fazes durante as quais acabamos por nos descurar um pouco na alimentação ou ficamos algum tempo sem visitar o ginásio, sobretudo na época das festas do Natal e do Ano Novo. Quem nunca, certo?

E, após essa fase, a reação mais comum querer recuperar de súbito o tempo perdido e começar a treinar intensamente. Mas, se o seu objetivo é perder aqueles quilinhos a mais, a nutricionista australiana Jessica Sepel alerta que o excesso de atividade física pode acabar por prejudicar a perda de peso. Sim, leu bem.

No seu site, a nutricionista reconhece todos os benefícios que o exercício físico fornece ao corpo e à mente, mas chama atenção para a frequência com que é realizado. "O excesso de exercício pode fazer com que o corpo entre em modo de stress", alerta Sepel.

A especialista comenta que vê casos de clientes que praticam exercício diariamente, e alguns chegam a treinar duas vezes ao dia e ainda assim não conseguem emagrecer. E segundo ela, isso pode ter muito a ver com o equilíbrio do sistema nervoso e do sistema hormonal.

Sepel explica que quando nos exercitamos demais, o corpo entra em stress e consequentemente os nossos níveis de cortisol aumentam. Ou seja, o corpo não sabe a diferença entre o stress que ocorre devido à prática de exercício e o stress normal, não conseguindo diferenciar o que está a causar esse aumento de cortisol.

"O alto nível de cortisol não permite que o corpo possa queimar gordura, pois este está muito ocupado a tentar equilibrar os sistemas nervosos parassimpático e simpático", esclarece a nutricionista.

A recomendação de Jessica é que o paciente deixe de lado qualquer culpa que sinta e não se auto pressione para treinar todos os dias de forma intensa. Em contrapartida, sugere que os treinos de alta intensidade sejam intercalados com modalidades relaxantes como yoga, pilates e até mesmo caminhadas.

"Um corpo descansado é um corpo saudável e é incrivelmente importante comprometer-se a descansar diariamente", finaliza Sepel.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório