Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Afinal, será que os cães conseguem ver as cores?

Ao que parece os cães não são assim tão daltónicos como poderá pensar...

Afinal, será que os cães conseguem ver as cores?
Notícias ao Minuto

16:00 - 10/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Será que os cães conseguem ver as cores como nós as vemos? Esta é provavelmente uma das questões mais populares relativas ao melhor amigo do homem.

Segundo uma reportagem da publicação Psychology Today, a maioria das pessoas crê que os cães são daltónicos e que apenas conseguem visualizar tons cinza – porém tal conceção está errada, alerta o psicólogo norte-americano Stanley Coren.

O médico explica que sim, que os cães veem de facto as cores, mas que os tons que visualizam não são tão variados ou tão ricos/pigmentados como os que o ser humano é capaz de ver.

Os olhos de tanto as pessoas como dos cães contêm células especiais que capturam a luz e que respondem às cores. Os seres caninos têm uma menor quantidade destas células, o que sugere que não possuem uma visão tão intensa quanto a nossa.

Os casos mais comuns de daltonismo nos seres humanos caraterizam-se pela falta de uma dos três tipos de células que captam a luz. Com apenas duas destas células, o individuo ainda ainda consegue visualizar as cores, mas menos, comparativamente a alguém com uma visão dita normal. Sendo esta a mesma situação com os cães, que também possuem apenas duas destas células.

Jay Neitz, professor e investigador na Universidade da California, Santa Barbara, nos Estados Unidos, testou a visualização de cores canina.

Durante a realização de várias experiências, Neitz confirmou que os cães conseguem de facto ver cores, mas em menor quantidade do que os seres humanos. Ao invés de visualizarem os tons do arco-íris: violeta, azul, azul esverdeado, verde, amarelo, laranja e vermelho, os animais veem esse fenómeno natural em tons de azul escuro, azul claro, cinza, amarelo claro, amarelo acastanhado e em tons de cinzento muito escuro. Ou seja, veem cores como o verde, amarelo e laranja como amareladas, e o violeta e azul como azul. Já o azul esverdeado é percetível como cinzento.

Um facto divertido e surpreendente, segundo Neitz, é que os brinquedos mais populares à venda atualmente para cães são vermelhos ou cor de laranja fluorescente. Todavia, o vermelho é um tom extremamente difícil de identificar para os cães. Parecendo castanho escuro ou preto, ou seja, não fique espantado se lançar no ar um brinquedo dessa cor e o seu cão não o conseguir apanhar...

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório