Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Este traço físico indica maior risco de demência e reduz cérebro

Indivíduos com gordura acumulada na barriga apresentam um maior risco de sofrer de demência e têm cérebros mais pequenos.

Este traço físico indica maior risco de demência e reduz cérebro

Uma equipa de investigadores britânicos apurou que quem acumula mais gordura na zona do abdómen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência.

Para efeitos daquela pesquisa os investigadores mediram o índice de massa corporal, o rácio de cintura para a anca e os níveis de gordura corporal de 9,652 indivíduos com a idade média de 55 anos. E utilizaram ainda ressonâncias magnéticas capazes de determinar as quantidades de matéria branca e cinzenta no cérebro.

A equipa também teve em conta o impacto a idade, os índices de atividade física, de consumo de tabaco e de pressão arterial no volume do cérebro.

E apuraram que 1,291 indivíduos com um alto IMC e com um elevada relação entre cintura e anca tinham igualmente os menores índices de matéria cinzenta no cérebro, cerca de 786 centímetros cúbicos.

Os 514 indivíduos que detinham um IMC elevado, mas um rácio de cintura-anca normal, tinham 793 centímetros cúbicos. Já os 3,025 voluntários com um peso saudável atingiam os 798 centímetros cúbicos. Relativamente ao volume de matéria branca no cérebro não se registaram alterações significativas.

O professor Mark Hamer, da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, disse à publicação The Telegraph: “Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que existe uma ligação entre a redução do cérebro e o declínio da memória e a probabilidade de surgimento de demência”.

“A nossa pesquisa apurou que a obesidade, especificamente os índices elevados de gordura na zona abdominal, poderão estar relacionados com a diminuição do volume cerebral”.

“Será necessário a realização de pesquisas subsequentes, mas é possível que num futuro próximo seja possível medir regularmente o IMC e o rácio da cintura para anca de modo a determinar a saúde do cérebro”, concluiu o professor.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório