Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

O leitor perguntou: Será que a luz solar afeta a saúde mental?

Vários estudos sugerem que sim – até um certo ponto.

O leitor perguntou: Será que a luz solar afeta a saúde mental?
Notícias ao Minuto

20:00 - 09/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Depressão

Um estudo realizado em 2014 examinou a saúde geral de dois grupos de trabalhadores de escritório: aqueles que tinham janelas no espaço onde estavam e outros que trabalhavam em divisões fechadas e onde não entrava luz solar.

Os primeiros foram considerados pelos cientistas como tendo padrões de sono mais saudáveis e um maior bem-estar geral, comparativamente aos seus colegas que trabalhavam em espaços sem luz natural. O estudo concluiu que estar exposto a mais luz durante o dia e a menos luz no período noturno ajuda a calibrar o relógio interno e regula o ritmo circadiano, o que por sua vez permite ter um sono mais profundo e reparador.

“Existem provas científicas crescentes de que a exposição ao sol – sobretudo durante a parte da manhã é benéfica para a saúde. Afetando o humor, estado de alerta e o metabolismo” diz a médica neurologista e especialistas do sono Phyllis Zee, que trabalhou naquele estudo, em declarações à publicação especializada Medical Daily.

Mais ainda, vários estudos já abordaram como desordens do foro mental como a ansiedade são agravadas durante o inverno, nomeadamente quando a luz solar é mais escassa.

Os cientistas creem que tal ocorre porque a luz solar ajuda o corpo humano a produzir mais serotonina, uma hormona presente no organismo que contribui para a sensação de felicidade e de plenitude – contrariando assim os sintomas associados ao aparecimento de depressão sazonal que afeta milhares de indivíduos.

Crê-se ainda que a luz solar seja responsável por alterar os níveis de óxido nítrico na pele e no sangue, o que consequentemente ajuda a reduzir a tensão arterial e os níveis de stress.

Todavia, nos casos de depressão major os efeitos da luz solar são mais limitados. Como tal, e por agora, os cientistas creem que as capacidades curativas e enaltecedoras do humor associadas ao sol são limitadas, mas que ainda assim podem ajudar em determinadas circunstâncias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório