Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Atchim! Descubra sete crenças e verdades sobre a gripe

A gripe é uma infeção provocada pelo vírus da Influenza, que apresenta diversos subtipos que por sua vez causam infeções recorrentes, especialmente nas crianças de até cinco anos de idade e na população mais idosa.

Atchim! Descubra sete crenças e verdades sobre a gripe
Notícias ao Minuto

14:30 - 09/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Apesar de se tratar de uma doença comum, prevalecem diversas dúvidas sobre a gripe, como quais são os sintomas, se tomar um banho quente e depois ir para o frio causa a doença, se a vacina de prevenção provoca gripe e qual a diferença entre gripes e constipações.

Porém, será que estas afirmações são realmente verdadeiras? 

Em declarações à publicação digital brasileira Tua Saúde, o médico de clínica geral Artur Frazão desvenda sete mitos e verdades sobre esta patologia:

1. Há mais gripe no inverno

Verdade. A gripe é mais comum no inverno porque o frio diminui a movimentação dos cílios que existem nas vias respiratórias e que trabalham filtrando o ar e eliminando os micro-organismos.

Além disso, o ambiente fica mais seco e as pessoas permanecem por mais tempo em locais fechados, o que favorece a proliferação do vírus e a transmissão da doença.

2. Sair do banho quente e ir para o frio causa gripe

Mito. A gripe é causada por um vírus, o que significa que uma pessoa só fica doente se entrar em contacto com o vírus, o que não acontece ao tomar um banho quente e indo depois para o frio - a não ser que nesse trajeto ocorra o contacto com o vírus.

3. A constipação pode evoluir para a gripe

Mito. A constipação é provocada pelo vírus da família Rhinovírus, mas é uma infeção leve, que costuma causar tosse, secreção e mal estar geral - sem provocar dores no corpo nem febre.

Todavia, como o sistema imunitário fica mais enfraquecido com a constipação, as hipóteses de contrair uma infeção por gripe aumentam.

4. A gripe pode evoluir para pneumonia

Mito. A pneumonia é causada por uma bactéria, e por isso a gripe, que é causada por um vírus, não pode evoluir para pneumonia.

No entanto, a acumulação de secreções nos pulmões, o sistema imunitário mais fraco e a inflamação no organismo favorecem a infeção pela bactéria da pneumonia, e por isso muitas vezes a gripe é ligada ao aparecimento de pneumonia, principalmente no caso de crianças e idosos.

5. Água ajuda a combater a gripe

Verdade. Os líquidos como água, chás e sumos naturais ajudam a combater a gripe porque fluidificam as secreções e facilitam a expetoração e a tosse, o que contribui para eliminar o catarro e os vírus que estão presentes nessas secreções.

6. Vitamina C ajuda a prevenir a gripe

Mito. A vitamina C não ajuda a tratar nem a prevenir a gripe, mas o consumo de alimentos frescos e ricos nesse nutriente, como frutas e legumes em geral, ajudam a diminuir a inflamação no organismo, o que traz um alívio dos sintomas da doença.

7. A vacina pode causar gripe

Mito. A vacina é formada apenas por pequenos pedaços do vírus da gripe, e por isso não pode causar essa doença. Assim, os sintomas que podem surgir após a vacinação, como febre leve, vermelhidão no local da aplicação e moleza no corpo podem manifestar-se porque a pessoa já tinha o vírus da gripe encubado no corpo, sendo que este foi despertado e combatido logo após o contacto com a vacina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório