Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

'A Alma dos Lugares' ou a forma como influenciam aquilo que somos

A natureza e o design são muito mais do que meras dimensões espaciais, são extensões dos nossos sentimentos e atitudes. Da próxima vez que entrar num centro comercial vai olhar para o que o rodeia de outra forma.

'A Alma dos Lugares' ou a forma como influenciam aquilo que somos
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicogeografia

Todos nós, em algum momento, já experimentámos as mais variadas sensações quando inseridos num determinado ambiente ou espaço.

Colin Ellard, professor universitário, especializado em neurociência cognitiva e autor de referência no estudo da psicogeografia, uma disciplina que cruza psicologia, arquitetura e geografia, mostra através do livro 'A Alma dos Lugares' que não é uma mera sensação, que de facto a paisagem e o ambiente alteram o comportamento e influenciam as tomadas de decisão.

Estudos científicos revelam que a exposição a determinados ambientes exerce influência sobre o que sentimos, sobre nós mesmos ou sobre a forma como tratamos os outros, tendo até mesmo a capacidade de mudar a perceção que temos sobre a passagem do tempo.

Não é por acaso que quando confrontados com cenários grandiosos ou fenómenos naturais de grande impacto sejamos levados a fazer uma reavaliação do relacionamento com o universo e a vida, ou quando se visita um centro comercial se entre num estado quase hipnótico e de menor comedimento, com vontade de gastar dinheiro, ou quando se passeia por um mercado de rua urbano a fervilhar de artigos coloridos e deliciosos aromas de comida isso desperte uma sensação de boa disposição.

"A subtileza e a mestria com que cada experiência humana pode ser influenciada por cenários construídos nunca foram maiores do que agora. Não só os projetistas e arquitetos têm à sua disposição a variedade mais ampla de materiais e métodos que jamais houve, como também há uma ingerência cada vez maior dos princípios de orientação das ciências humanas – sociologia, psicologia, ciência cognitiva e neurociência – no mundo aplicado do design", explica o autor no livro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório