Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Será que provoca cancro da mama? Desvende 8 mitos sobre a mamoplastia

É uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres portuguesas. A mamoplastia (de aumento ou redução) é uma cirurgia plástica que permite à mulher encontrar a forma ideal da sua mama.

Será que provoca cancro da mama? Desvende 8 mitos sobre a mamoplastia
Notícias ao Minuto

07:00 - 09/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

O médico David Rasteiro, especialista em cirurgia plástica, enumera alguns dos mitos mais comuns relacionados com esta cirurgia. Se está a pensar em mudar o seu corpo saiba algumas das respostas que a poderão elucidar antes de optar por esta cirurgia.

A colocação de próteses mamárias causa cancro da mama?

Este é um mito há muito afastado por inúmeros estudos científicos que comprovam inequivocamente que a colocação de próteses mamárias não aumenta o risco de cancro da mama. É um procedimento altamente seguro e é recomendável que seja realizado por um cirurgião devidamente certificado pela Ordem dos Médicos.

Depois de realizar uma mamoplastia de aumento ou redução posso realizar mamografias?

Não há qualquer interferência das próteses de silicone com a realização da mamografia, nem da sua apreciação por um radiologista. Não existe, portanto, maior dificuldade em avaliar eventuais lesões da mama.

Só se deve realizar esta cirurgia após ter filhos?

O timing para a colocação das próteses mamárias não está ligado directamente com uma gravidez. Pode realizar a cirurgia antes da primeira gravidez ou entre gravidezes.  Contudo, se estiver a pensar ter um filho brevemente, deverá programar a cirurgia posteriormente à gravidez. A razão é simples, todas as mulheres sabem que após a gravidez e aleitamento materno a mama sofre alterações, pode aumentar, cair um pouco e até diminuir o seu tamanho. Neste caso, ao colocar as próteses mamárias após a gravidez poderá corrigir estas alterações normais da mama.

É possível amamentar com próteses mamárias?

Não há qualquer impedimento para amamentar após a realização de uma mamoplastia de aumento. Não há alteração da qualidade do leite, nem passa qualquer substância prejudicial para o bebé. A grande maioria das mulheres tem filhos após a cirurgia e amamenta sem problemas.

Não posso fazer exercício físico durante três a seis meses.

Após a cirurgia deve haver um período de repouso de quatro semanas, altura em que se pode iniciar exercício físico ligeiro, como por exemplo, jogging. Seis semanas após a cirurgia pode regressar à actividade física sem quaisquer restrições. Esta situação é recomendável quer seja para mamoplastia de aumento ou mamoplastia de redução.

Vou perder a sensibilidade do mamilo?

A cirurgia de mamoplastia de aumento e redução habitualmente não interfere com a sensibilidade do mamilo, e mesmo que transitoriamente haja alguma alteração pontual, a paciente recupera a sensibilidade total ao fim de 6 meses. Excepcionalmente poderão subsistir alterações da sensibilidade do mamilo, mas os casos são raros e requerem sempre um acompanhamento por parte do médico.

Uma mamoplastia de redução só é realizada por questões estéticas.

Errado. É importante perceber que para além de alterações estéticas associadas a uma mamoplastia de redução, existem também questões de melhoria da saúde de uma paciente. Uma paciente submetida a uma mamoplastia de redução terá obrigatoriamente uma melhoria da sua postura. Esta cirurgia permite uma poupança no esforço e desgaste da coluna cervical e lombar. 

As pessoas vão perceber que fiz uma mamoplastia, pois o resultado é artificial.

Esta afirmação está errada. O objectivo desta cirurgia é precisamente aumentar ou diminuir o volume da mama, melhorar a sua forma e manter um aspeto e dinâmicas naturais. Seja em que situação for, na praia, numa festa ou no seu local de trabalho, sentir-se-á confortável e confiante com o resultado da cirurgia. Se a cirurgia for planeada adequadamente e o volume da prótese mamária adaptada à estrutura física da mulher, obterá um resultado mais natural, mas ao mesmo tempo com uma melhoria estética enorme. No caso da mamoplastia de redução a situação da redução do volume da mama permite à mulher melhorar a sua auto-estima. Atualmente existem já técnicas de simulação 3D que permitem observar resultados com 90% de aproximação ao resultado final de uma cirurgia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório