Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, os sumos detox fazem bem à saúde? Vantagens e desvantagens

Beber sumos detox é uma prática que tem sido recentemente popularizada sobretudo nas redes sociais, e pela qual inúmeras celebridades como Rita Pereira ou as irmãs Kardashian gabam as qualidades dietéticas e os benefícios para o físico.

Afinal, os sumos detox fazem bem à saúde? Vantagens e desvantagens
Notícias ao Minuto

13:00 - 08/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Juicing’ como também é conhecida esta prática, envolve colocar fruta e vegetais numa máquina liquidificadora, transformando a mistura num sumo bebível.

Muitos adotam o ‘juicing’ regularmente como forma de limpar o organismo de toxinas e impurezas e consequentemente perder peso, usando os sumos como substitutos das ditas refeições normais.

Como o facto de negar alimentos sólidos ao corpo pode propiciar o aparecimento de uma variedade de desordens alimentares e de outros problemas de saúde, regra geral o método extremo não é recomendado pelos nutricionistas.

Segundo uma reportagem divulgada pela publicação Medical Daily, não existe tal coisa como um ‘detox’ ou ‘limpeza’ associada a estes sumos, já que o corpo humano já realiza essas funções por si próprio.

De um modo menos extremo, beber sumo é uma ótima forma de ingerir mais fruta e vegetais no dia a dia. Enquanto que as vitaminas fornecem um efeito antioxidante, a verdade é que outros nutrientes tais como gordura e proteína terão que ser consumidos através de outras fontes alimentares.

É importante ter em mente que ingerir sumos detox elimina as fibras insolúveis. “Tratando-se este de um nutriente fundamental para o funcionamento da digestão e para a saciedade”, explica àquela publicação a nutricionista canadiana Abbey Sharp.

Mais ainda, o baixo teor de fibra provoca o aumento súbito e rápido dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Estudos demonstram que um consumo elevado de sumos de fruta e de base vegetal está associado a um aumento do risco de incidência de diabetes de tipo 2.

Por outro lado, estes sumos detox que contêm alimentos como couve, aipo e espinafres podem “fornecer uma vasta quantidade de antioxidantes para o organismo sem o aumento perigoso dos índices de insulina”, revelou a nutricionista britânica Kyla Williams também à Medical Daily.

Recomenda-se que quem esteja a considerar seguir um programa liquido detox consulte inicialmente um médico, sobretudo quando os indivíduos sofrem de diabetes ou de hipertiroidismo. Isto porque certos nutrientes quando consumidos em excesso podem provocar complicações – por exemplo, altos níveis de potássio podem ser prejudiciais para os pacientes que sofrem de insuficiência renal.

Finalmente, a maioria dos nutricionistas concorda que consumir fruta e vegetais na versão sólida é geralmente melhor do que em sumo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório