Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O segredo para uma vida feliz e saudável obedece apenas a duas regras

Estudos científicos revelam que respeitar o individuo idoso e ter uma atitude positiva em relação ao envelhecimento prolongam a expetativa de vida.

O segredo para uma vida feliz e saudável obedece apenas a duas regras
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Viver para sempre?

Respeitar os idosos é uma premissa básica da sociedade. E agora pesquisas científicas asseguram que, além de se tratar de uma atitude moralmente correta, pode ajudar a salvar vidas. Mantendo a população mais velha saudável física e mentalmente por mais anos.

Um levantamento da rede global de jornalismo Orb Media, divulgada pela revista VEJA, concluiu que os países com altos níveis de respeito pelos idosos registam melhor saúde entre as populações mais idosas e menores níveis de pobreza entre os indivíduos de idade superior a 60 anos.

Enfrentar o processo de envelhecimento de modo positivo é igualmente crucial para uma vida longa, feliz e saudável, segundo informações da estação televisiva norte-americana CNN.

Benefícios de ser positivo

O pensamento positivo pode melhorar o comportamento, levando a que as pessoas adotem estilos de vida mais saudáveis, como a prática de exercício físico. O positivismo também tem a capacidade de melhorar a saúde e resiliência mental, tornando a mente mais capaz para lidar com situações de stress e de ansiedade, contribuindo para a redução de problemas de memória e de transtornos mentais, tais como a depressão.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas com uma atitude positiva em relação ao envelhecimento tinham menos doenças cardiovasculares, produziam menos cortisol – a hormona do stress – e uma menor probabilidade de virem a padecer de demência.

Infelizmente nos países altamente industrializados, a população mais jovem tende a negligenciar os indivíduos mais idosos.

Segundo Erdman Palmore, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade Duke, nos Estados Unidos, as políticas de reforma fazem com que as pessoas mais velhas pareçam menos valiosas para a sociedade e para a economia de um país. Por outro lado, as sociedades rurais tradicionais tendem a ter maior respeito porque os idosos podem continuar a trabalhar durante mais tempo e são mais valiosos para a economia.

De acordo com a Pesquisa de Valores Mundiais realizada entre 2010 e 2014, o Japão, a Coreia do Sul e a Argentina são os três países que menos respeitam os idosos. Surpreendentemente, o Uzbequistão, Georgia e Catar são os que revelam ter mais respeito por este setor da população.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório