Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Olhe para as gengivas... esteja atento a este sinal de diabetes de tipo 2

Se as suas gengivas têm este aspeto, tal poderá ser um sinal de que está a sofrer de diabetes de tipo 2.

Olhe para as gengivas... esteja atento a este sinal de diabetes de tipo 2
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

A diabetes afeta aproximadamente 422 milhões de pessoas em todo o mundo e é suposto que esse valor aumente nos próximos anos.

E enquanto que a maioria dos indivíduos que sofrem de diabetes de tipo 1 nascem com a condição, o tipo 2 pode surgir em qualquer momento da vida, e deve-se sobretudo à adoção de estilos de vida pouco saudáveis, nomeadamente ingerir uma alimentação deficitária e ao sedentarismo.

Trata-se de uma condição crónica que provoca o aumento perigoso dos níveis de açúcar do sangue. Com a diabetes de tipo 2, o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células do organismo não reagem à insulina existente.

Os sintomas mais comuns de diabetes de tipo 2 incluem sede e fome excessiva, alterações de humor e a necessidade constante de urinar.

Porém, uma nova pesquisa publicada no periódico científico BMJ Open Diabetes Research & Care, sugere que o aparecimento de periodontite pode ser um sinal precoce de diabetes.

A periodontite é o termo médico dado à doença das gengivas e que provoca a inflamação dessa área, manifestando-se através de vermelhidão, inchaço e pela tendência de sangramento durante a escovação dos dentes.

É provocada por certas bactérias e pela inflamação local causada pelos ditos organismos.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Amesterdão, na Holanda, examinou 313 voluntários, que eram também pacientes numa clínica dentária localizada naquela instituição de ensino superior.

Entre aqueles indivíduos, 126 pacientes sofriam de doença das gengivas moderada, 78 apresentavam sintomas severos e 198 não manifestavam ter qualquer sinal de padecerem de periodontite.

Os dados apurados revelaram que a maioria dos casos de diabetes foram detetados entre os voluntários que sofriam de doença das gengivas.

No grupo que era afligido por periodontite severa, 23% sofriam também de diabetes, comparativamente a apenas 14% dos indivíduos que eram afetados de forma moderada pela doença bocal.

Os participantes com periodontite também mostraram ter um maior índice de massa corporal (IMC), atingindo uma média de 27, pressão alta e colesterol elevado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório