Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ciência diz que este alimento está a engordá-lo… e provavelmente não sabe

Há um alimento em específico que poderá não lhe estar a fazer nenhum favor. Saiba qual é e evite-o.

Ciência diz que este alimento está a engordá-lo… e provavelmente não sabe
Notícias ao Minuto

14:30 - 04/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Um cientista britânico revelou que uma das principais causas associadas à epidemia da obesidade em todo o mundo poderá dever-se a um aumento do consumo de um determinado alimento.

Tim Benton, professor na Universidade de Leeds, no Reino Unido, disse em declarações à estação televisiva BBC que o consumo de óleo vegetal poderá ser o motivo por trás do ganho coletivo de peso a nível mundial.

Se substitui regularmente o uso de manteiga ou de margarina por óleo vegetal para cozinhar, saiba que este alimento não é de facto benéfico para a sua saúde.

O que acontece é que está a substituir gorduras saturadas por polissaturadas, que lhe podem estar a fazer mais mal do que bem.

Benton disse à BBC que o consumo de óleo vegetal e de palma, são dois dos oito principais grupos alimentares representativos de 85% do consumo calórico mundialmente.

Arroz, açúcar, batata, milho, trigo e cevada também perfazem a lista.

Benton explicou que durante as últimas três décadas, acordos comerciais tornaram o óleo vegetal mais barato e fácil de produzir, de exportar e importar.

E que tal entre outros fatores tem contribuindo para o crescimento exponencial da obesidade no mundo ocidental – valores que duplicaram desde 1980. Apesar, de por outro lado ter ajudado a reduzir a fome nos países menos desenvolvidos.

“Os mais pobres ainda têm uma grande dificuldade em ingerir calorias suficientes e estão abaixo do peso, mas nos países mais ricos, a pobreza muitas vezes não impede que os indivíduos possam comer (e beber) calorias, impedindo-os sim de consumir uma dieta nutricionalmente benéfica”, explicou.

Mais ainda, um estudo publicado no inicio de 2018 revelou que o consumo regular de óleo vegetal está associado a uma maior incidência de casos de demência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório