Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Pessoas com esta cor de olhos correm maior risco de sofrer de depressão

Indivíduos com olhos castanhos têm um risco maior de desenvolverem depressão ‘de inverno’ ou em termos clínicos depressão sazonal.

Pessoas com esta cor de olhos correm maior risco de sofrer de depressão

Se se sente mais em baixo durante os meses de inverno, saiba que a cor dos seus olhos poderá estar a influenciar esse estado psicológico.

Um novo estudo apurou que as pessoas com olhos castanhos apresentam um maior risco de padecerem de depressão sazonal, comparativamente a indivíduos de olhos azuis ou verdes.

Para efeitos daquela pesquisa, investigadores da Universidade do Sul do País de Gales, no Reino Unido, questionaram 175 estudantes acerca dos seus padrões sazonais de depressão.

Os resultados revelaram que quem tem olhos mais claros apresenta uma menor probabilidade de desenvolver aquela condição nos meses de inverno, comparativamente a indivíduos com olhos castanhos ou escuros.

Os investigadores creem que o motivo para estas diferenças pode estar relacionado com a quantidade de luz que o olho consegue processar.

Pessoas com olhos de cor clara são mais sensíveis à luz, e libertam melatonina durante o inverno – um mecanismo que os cientistas creem ser capaz de impor alguma resiliência à depressão sazonal.

Num artigo divulgado na publicação The Conversation, o professor Lance Workman, que liderou a pesquisa, explicou: “A cor dos olhos não é, obviamente, o único fator”.

“Os indivíduos que passam muito tempo em espaços interiores e fechados também estão mais suscetíveis a sofrerem de depressão no inverno”.

“Felizmente para aqueles que sofrem de depressão sazonal sair de casa e passear regularmente, sobretudo quando está sol, irá melhorar o seu humor”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório