Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Emagreça já. Quatro exercícios mentais para melhorar a sua alimentação

Comer em demasia é um problema atual, perigoso e em crescimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,9 mil milhões de adultos em todo o mundo sofrem de excesso de peso, e a obesidade triplicou desde 1975. No entanto, dicas simples podem fazer com que os indivíduos optem por escolhas mais saudáveis no que toca à alimentação.

Emagreça já. Quatro exercícios mentais para melhorar a sua alimentação

Uma equipa de investigadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, garante que o modo como encaramos os alimentos pode ajudar a manter os indivíduos fiéis ao consumo de dietas saudáveis ou diminuir o ganho de peso.

Os especialistas testaram quatro técnicas, divulgadas pela BBC News, capazes de melhorar a alimentação.

1 - Antes de uma refeição, pense negativamente sobre a comida não saudável

No estudo de Yale, os investigadores pediram aos voluntários que olhassem para algum tipo de comida por apenas seis segundos, concentrando-se apenas em seus aspetos negativos.

Isso não incluía apenas o quão prejudicial à saúde era o alimento mas também outras características consideradas más, tais como o gosto e a textura.

De seguida, os indivíduos tiveram de classificar o seu desejo por aqueles alimentos. Segundo os cientistas, o desejo dos participantes foi 20% menor, comparativamente com o de pessoas que observaram os mesmos alimentos, mas que não foram submetidas aquele treino.

2 - Antes da refeição, pense positivamente sobre alimentos saudáveis

Em seguida, os cientistas fizeram o oposto da experiência anterior: pediram às pessoas que despendessem a mesma quantidade de tempo a pensar positivamente sobre os alimentos saudáveis.

Este teste também teve um impacto significativo: o desejo pelos alimentos saudáveis aumentou em 14%.

Ou seja, ao se concentrar nos aspetos positivos de verduras, legumes e outros alimentos benéficos à saúde pode fazer toda a diferença nas escolhas alimentares.

3 - Treine o seu cérebro para evitar alimentos não saudáveis

Os cientistas da Universidade Yale também analisaram o que as pessoas podem fazer para escolher alimentos mais saudáveis.

Os participantes da pesquisa tiveram de ler um texto sobre os impactos negativos da chamada comida de plástico e, posteriormente, ouviram uma apresentação de 15 minutos sobre os malefícios de ingerir esse tipo de comida.

Mais tarde, quando foram instigados a escolher entre alimentos saudáveis e não saudáveis – os indivíduos tinham 7,6% mais hipóteses de escolher a opção menos prejudicial para o organismo.

4 - Treine o cérebro para escolher comida saudável

Os investigadores realizaram novamente o oposto do teste anterior. Deram textos e conferências sobre os benefícios de consumir alimentos saudáveis, além de pedir aos participantes que refletissem sobre esse tipo de alimentação.

O efeito foi igualmente positivo: a probabilidade de escolha de alimentos saudáveis cresceu 5,4% entre os participantes da pesquisa.

Pode parecer pouco, mas os voluntários que realizaram a experiência conduzida pela Universidade de Yale fizeram refeições com 107 calorias a menos, em média.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório