Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Corpo de verão: Método aprovado pela ciência para não desistir do ginásio

Cientistas revelam como se pode manter motivado no ginásio – e há boas e más notícias…

Corpo de verão: Método aprovado pela ciência para não desistir do ginásio

Especialistas de três universidades investigaram os métodos mais eficazes capazes de alterar as atitudes para com a atividade física entre os adultos.

Uma equipa de cientistas das Universidades de Manchester, de Leeds Becket e da Universidade Nacional da Irlanda Galway, analisaram a forma de aumentara “os níveis de eficácia” - ajudando dessa forma os indivíduos a acreditarem em si próprios e nas suas capacidades.

A líder do estudo, a professora Mei Yee Tang, docente na Universidade de Manchester, disse: “Um dos fatores determinantes do nosso comportamento são as nossas próprias crenças. Se acreditamos que somos capazes fazer algo, dessa forma aumenta igualmente a probabilidade de dedicarmos um maior esforço a essa tarefa e a sentirmos que a conseguimos realizar, mesmo que seja difícil”.

O estudo em si examinou os resultados provenientes de 180 ensaios clínicos e concluiu que não há de facto uma técnica específica capaz de melhorar a atitude mental dos indivíduos.

Todavia, a adoção de determinadas técnicas que aumentam a confiança podem ter um impacto positivo para que os indivíduos se mantenham ativos.

Entre os jovens adultos, a pesquisa apurou que estabelecer objetivos e monitorizar os resultados é uma forma eficaz de melhorar o desempenho. Porém, registou-se o contrário entre os indivíduos mais velhos.

Para as pessoas com mais idade aumentar os objetivos com o passar do tempo mostrou ser um método mais eficaz. Começar por realizar pequenas caminhas e ir aumentando a distância diariamente – por exemplo – é um ótimo elemento motivador.

O estudo revelou ainda algumas coisas das quais provavelmente já temos conhecimento – nomeadamente de que falar sobre os benefícios associados à prática de exercício físico não ajuda a manter a motivação a longo prazo.

Tang aconselha: “Devemos ter em conta fatores, tais como a idade ou doenças se queremos automotivar-nos ou motivar um amigo e familiar a manter-se fiel a praticar algum tipo de atividade física”.

“Como tal, é importante salientar que não existe uma ‘receita mágica’ capaz de aumentar a performance física”, concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório