Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

2018 foi o primeiro ano de um futuro com mais bebés

Portugal cresceu como há muito tempo não crescia. Em 2018 estima-se que tenham nascido mais mil bebés do que no ano de 2017, o que representa um crescimento médio de cerca de 100 bebés por mês, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP).

2018 foi o primeiro ano de um futuro com mais bebés
Notícias ao Minuto

10:09 - 31/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Natalidade

Reconhecendo a importância de promover o aumento da natalidade em Portugal para a sustentabilidade social e económica do país, a Well’s, marca da Sonae especialista em saúde e bem-estar, assumiu a natalidade como tema central para a marca em 2018, desenvolvendo o projeto 'Por um futuro com mais bebés'.

A ação, que contou com o apoio de entidades como Ministério da Saúde, Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e Centro Materno-Infantil do Norte, tinha como objetivo dar notoriedade ao tema através da promoção de iniciativas concretas que visassem contrariar a tendência de redução do número de nascimentos em Portugal.

Aproveitando a sua forte dispersão a nível nacional, através das suas mais de 240 lojas e de 1.7 milhões de clientes regulares – maioritariamente em idade fértil, a marca investiu acima de 1 milhão de euros para dar forma a esta iniciativa, que se realizou a três níveis:

Celebração dos nascimentos - a Well’s ofereceu um conjunto de produtos Baby Well’s a todos os bebés nascidos em 2018, mediante inscrição dos pais na plataforma futuro.wells.pt. Foram entregues mais de 40.000 kits em todo o país, o que representa uma cobertura de cerca 50% dos nascimentos em 2018, uma vez que, de acordo com dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP) – conhecido como 'teste do pezinho', coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), foram estudados 80.484 recém-nascidos até novembro (inclusive) deste ano, mais 1107 do que em igual período de 2017 (79.377).

Apoio famílias carenciadas – a marca cobriu todas as necessidades de alimentação, puericultura e higiene do primeiro ano de vida de bebés de 50 famílias carenciadas, de oito instituições de norte a sul do país, tendo ainda criado uma rede voluntária de padrinhos Futuro Well’s, para que os seus colaboradores pudessem participar ativamente nesta iniciativa através de visitas mensais a todas estas famílias, para oferecer um apoio mais próximo.

Promoção da discussão – a Well’s promoveu a primeira grande Conferência sobre a Natalidade em Portugal, intitulada 'Natalidade: como fazer crescer Portugal?' e que contou com o apoio de importantes parceiros institucionais e da sociedade civil, onde foram partilhadas ideias e perspetivas sobre os desafios e as oportunidades de crescimento do país.

Para João Cília, diretor-geral da Well’s “Depois de vários anos de queda no número de nascimentos no país, é com enorme orgulho que vemos Portugal a crescer e que chegámos a metade dos bebés nascidos em 2018, com a oferta do Kit baby Well’s. Em 2018, a Well’s assumiu a natalidade como tema central, e trouxe-o para a esfera pública. Celebrámos todos os nascimentos, apoiámos famílias em situações mais frágeis e ainda debatemos formas de fazer crescer Portugal. Por cada bebé que nasce, o nosso país cresce e é por isso que a Well’s vai permanecer ativamente neste território em 2019, pretendendo  chegar a cada vez mais famílias.”

O ano de 2018 foi o primeiro passo no projeto 'Por Um Futuro com Mais Bebés' da Well’s, que a marca continuará a abraçar. Em 2019, a Well’s pretende continuar a reforçar os três eixos da iniciativa chegando a mais bebés, apoiando mais famílias e contribuindo de forma ainda mais ativa para a discussão do tema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório