Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Diabetes: Respostas para as cinco dúvidas mais comuns sobre a doença

A diabetes é uma doença grave e crónica que pode afetar qualquer pessoa.

Diabetes: Respostas para as cinco dúvidas mais comuns sobre a doença
Notícias ao Minuto

11:30 - 27/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Estima-se que 422 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de algum tipo de diabetes, um número quatro vezes maior que o apurado há 40 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente – a hormona que controla a glucose no sangue e fornece energia ao organismo – ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

As complicações da diabetes podem levar a ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e à amputação do pé ou da perna.

Apesar dos riscos, muitos não sabem que têm a doença e que esta pode ser prevenida com mudanças de estilo de vida.

A BBC News Mundo apresentou respostas às perguntas mais frequentes que os cibernautas fazem sobre o tema no Google:

1) Quais são os primeiros sintomas da diabetes? E nas crianças?

"Normalmente, o médico avisa o paciente que este tem diabetes tipo 2 com base nos resultados de exames laboratoriais que medem o nível de glucose no sangue. A maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 não apresenta sintomas. Os sintomas são mais comuns em pacientes com diabetes tipo 1, quando os níveis de glucose permanecem muito altos por um longo período. Sede, fome, cansaço e urina em excesso, visão turva e perda de peso além do normal estão entre os sintomas que podem se desenvolver.", explica Victor Montori, endocrinologista e especialista em diabetes da Mayo Clinic, dos Estados Unidos.

"Nas crianças, o tipo mais frequente de diabetes é o 1. Os sintomas geralmente são mais intensos e aparecemnum intervalo de tempo mais curto: sede intensa, perda de peso, urina frequente, cansaço e sonolência." refere José Agustín Mesa Pérez, endocrinologista e presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes.

2) Quando o nível de açúcar no sangue é perigoso?

"Em jejum, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 miligramas por decilitro (mg/dl). Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles voltam à faixa normal rapidamente (normalmente em duas horas). Valores superiores a 180 mg /dl mantidos por mais de duas horas são tóxicos para as células e, se repetidos muitas vezes, podem causar danos permanentes, especialmente nos rins, olhos, coração e nervos das pernas", afirma o médico.

3) Quais são as diferenças das diabetes tipo 1 e 2?

"Na classificação da diabetes há quatro tipos, mas na prática esta expressa-se como tipo 1 ou tipo 2. O 1apresenta-se geralmente em jovens com menos de 30 anos, magros e sem histórico de diabetes na família. Em geral, a doença manifesta-se com sintomas agudos. A diabetes tipo 2 geralmente ocorre em adultos com mais de 40 anos de idade, estando muito associada ao excesso de peso ou à obesidade, com uma circunferência abdominal acima de 80 cm no caso das mulheres e de 90 cm nos homens. Também está associada a outros fatores de risco, como altos níveis de triglicéridos, hipertensão e gordura no fígado”, explica José Agustín Mesa Pérez.

4) A diabetes tem cura? Pode ser evitada?

"A diabetes não tem cura, mas, se for bem controlada, a pessoa pode levar uma vida normal. Não há como saber quem terá diabetes 1, nem como evitá-la. A diabetes tipo 2, por outro lado, tem fatores desencadeantes muito claros, e pode ser evitada - ou retardada, no caso de pessoas com predisposição genética - mantendo-se um peso adequado, alimentação saudável e equilibrada e através da prática regular de exercício físico” explica Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes.

5) Quais são os alimentos que causam diabetes?

"O consumo adequado de legumes e verduras (crus e cozidos e de várias cores) e frutas pode ajudar a equilibrar a alimentação e a incorporar antioxidantes naturais que ajudam a prevenir a diabetes. Sabe-se que dietas ricas em gordura, especialmente se são de origem animal, bem como carboidratos simples (açúcares) e alimentos industrializados, estão relacionados a uma maior propensão de desenvolver a diabetes tipo 2. O excesso de comidas fast food é um das causas da maior frequência com que detetamos diabetes tipo 2 em crianças." conclui Vazquez.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório