Não, se trata exatamente do que o seu ‘crush’ está a dizer, mas sim o tom da sua voz.
De acordo com uma reportagem divulgada pela BBC News, se ele ou ela baixar o tom da voz tal pode ser um sinal subtil e inconsciente de que o considera atraente, sugere uma pesquisa publicada na publicação científica The Royal Society Proceedings B.
Uma equipa de investigadores britânicos acredita que o tom de voz seja uma ferramenta evolucionária usada para atrair um parceiro sexual.
As académicas responsáveis pelo estudo - das universidades de Sussex, no Reino Unido, e Wroclaw, na Polónia - ouviram os diálogos de 30 participantes de encontros rápidos (os chamados ‘speed-dates’) que foram organizados por uma empresa de encontros em um café.
Cada encontro tinha a duração de apenas seis minutos: os homens circulavam entre as mesas até terem conversado com todas as mulheres presentes.
Depois de cada interação, os homens e mulheres relatavam a sua impressão sobre a pessoa que haviam acabado de conhecer. Se tinham gostado dela e se tinham interesse num novo encontro.
Quando as investigadores ouviram as conversas dos encontros, perceberam que homens e mulheres tendem a adotar um tom de voz levemente mais grave durante os encontros com os participantes dos quais gostaram mais.
"Fiquei um pouco surpresa ao perceber que as mulheres também baixavam a sua voz quando estavam interessadas num homem em específico", disse Pisanski à BBC. "Diversos estudos já mostraram que os homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto nas mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e associadas à presença de testosterona”.