Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tem o estômago inchado? Descubra cinco truques para um abdómen plano

Ter o estômago inchado pode provocar a sensação de desconforto extremo, sobretudo durante a época de Natal. Eis algumas formas simples de se sentir menos inchado durante o período festivo.

Tem o estômago inchado? Descubra cinco truques para um abdómen plano
Notícias ao Minuto

14:00 - 24/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Boa forma

Dezembro é um mês tipicamente caraterizado pela indulgência, quer quando se trata de comida como de bebida e das inúmeras festas com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Nesta altura do ano, a quantidade extra de comida ingerida poder constituir um choque para o organismo deixando a maioria dos indivíduos enfartados e inchados.

Em declarações à publicação britânica Daily Star Online, a nutricionista e dietista Terri-Ann explicou: “Embora todos nos queiramos divertir na época natalícia é normal que acumulemos alguns quilos a mais, porém existem alguns truques que pode colocar em prática para evitar que se sinta excessivamente inchado”.

1. Não consuma refrigerantes e outras bebidas com gás

Sim, provavelmente já sabia que não é benéfico para o organismo consumir refrigerantes. Todavia, a mesma regra aplica-se a bebidas alcoólicas como champanhe ou prosecco.

A nutricionista recomenda limitar a ingestão de bebidas com gás para o máximo de uma por dia, e para dar predileção ao consumo de vodka, gin ou vinho tinto.

2. Faça um dia da asneira

Para Terri Ann o problema é simples: “A maioria dos indivíduos não celebra o Natal apenas nos dias 24 e 25 de dezembro, mas sim durante o mês inteiro”.

“Ao invés de abusar durante todo este mês, tente manter hábitos saudáveis até aos dias realmente festivos, nos quais poderá realmente abusar”.

3. Coma com atenção

Terri-Ann aconselha que deve prestar atenção ao seu organismo e entender se está realmente com fome.

“Tente comer e mastigar devagar, focando-se em cada dentada e saboreando a comida, já que comer muito rápido pode fazer com que engula ar a mais, o que por sua vez provoca inchaço”.

“Também é mais fácil comer em excesso quando o faz rapidamente, já que o cérebro não tem tempo de se aperceber que já está cheio”.

4. Consuma verduras… mas moderadamente

Alguma fruta e vegetais são difíceis de digerir adequadamente, o que pode levar à formação de gás e de dores de estômago – tal acontece sobretudo com o consumo de couves de Bruxelas, brócolos e couve flor.

5. Beba chá

Alguns chás têm um efeito desintoxicante.

Terri-Ann afirma: “A hortelã tem qualidades apaziguadoras que reduzem a inflamação do organismo e podem aliviar as dores de estômago, enquanto que o gengibre contém o composto ‘gingerol’ que ajuda a desinchar”.

“Após fazer a digestão pode também optar por tomar um banho quente. O calor alivia as dores e promove o relaxamento, tal poderá ajudar o sistema digestivo a funcionar mais efetivamente, o que por sua vez poderá contribuir para um ventre mais plano e reduzir o inchaço”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório