Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Pessoas com anca estreita e cintura larga têm maior risco desta doença

Indivíduos cujo com corpo em formato de ‘maçã’ - ancas estreitas e cintura larga – apresentam um maior risco de virem a desenvolver diabetes de tipo 2 e de sofrer ataques cardíacos.

Pessoas com anca estreita e cintura larga têm maior risco desta doença
Notícias ao Minuto

09:00 - 24/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

Os cientistas alertam que ter corpo em forma de ‘maçã’ é um forte indicador de saúde deficitária.

Aqueles que têm aquele formato de físico apresentam uma maior propensão para acumularem gordura no fígado, músculos, pâncreas e no sangue, o que pode ser a longo prazo fatal.

A médica Claudia Langenberg, disse em declarações à publicação The Sun: “Ter excesso de peso na zona das ancas é uma forma metabólica mais segura de acumular gordura”.

“Aqueles que não têm predisposição genética para tal beneficiariam certamente ao adotarem estilos de vida diferentes, tais como restringir o consumo calórico e aumentar a prática de atividade física”.

Os especialistas da Universidade de Cambridge analisaram os genes de 600 mil indivíduos provenientes do Reino Unido e que haviam participado em vários estudos internacionais.

Os investigadores descobriram 202 variantes que tornam as pessoas mais suscetíveis a desenvolverem um corpo com um rácio mais elevado de cintura para anca.

De seguida os cientistas submeteram 18 mil dos voluntários a raios-x de baixa intensidade de modo a identificarem a localização de gordura, osso e de músculo no corpo.

O médico e cientista Luca Lotta, que também esteve envolvido na pesquisa, afirmou: “Pode parecer contra-intuitivo pensar que quem tem menos gordura à volta das ancas apresenta um maior risco de aparecimento de diabetes e de doenças cardíacas”.

“Acreditamos que tal se deve a uma incapacidade genética. Ou seja estes indivíduos estão a acumular gordura no fígado, no pâncreas e na corrente sanguínea – o que pode originar doenças potencialmente fatais”, alerta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório