Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Afinal, qual é a melhor altura do ano para mudar de vida? Não é janeiro

Seja para mudar de carreira, para terminar um relacionamento, inscrever-se no ginásio ou para comprar casa, janeiro parece sempre a melhor época do ano para recomeços. Mas será que é mesmo assim?

Afinal, qual é a melhor altura do ano para mudar de vida? Não é janeiro
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Psicologia

Ano Novo, vida nova’, é este o lema para muitos, mas será que janeiro é mesmo a melhor altura do ano para tomar decisões importantes?

De acordo com uma reportagem da BBC News, a resposta depende do seu estado de espírito.

Segundo vários estudos, é normal que a maioria das pessoas se sinta um pouco em baixo no inverno. E pode ser algo sério. O transtorno afetivo sazonal (SAD), carateriza-se por episódios de depressão durante o inverno.

Uma revisão de estudos antigos constatou que quase 10% da população no hemisfério norte, sofre do transtorno. E uma pesquisa recente, que monitorizou os participantes por mais de 20 anos, mostrou que 7,5% dos suíços são afetados.

Mas mesmo quem não tem é diagnosticado com SAD costuma sentir uma queda no humor na estação mais fria do ano.

Na década de 1980, uma pesquisa realizada com habitantes do Estado de Maryland, nos Estados Unidos, apurou que 92% dos entrevistados notaram alterações sazonais de humor em algum grau, principalmente que o seu ânimo havia diminuído no inverno.

Aversão ao risco

Um estado de espírito mais deprimido tende a tornar-nos mais avessos ao risco. Os investigadores acreditam que tal pode derivar de uma capacidade reduzida de sentir prazer. Ou seja, uma pessoa deprimida não tem a mesma resposta emocional forte (e otimista) diante de um possível ganho ou recompensa que alguém que não se sente em baixo.

Como tal, e por exemplo, as pessoas com SAD estão mais propensas a serem conservadoras relativamente às suas decisões financeiras no inverno, do que aquelas que não sofrem do transtorno.

Os sintomas depressivos podem interferir no processo de tomada de decisões, tornando-o mais difícil - pessoas com depressão sentem-se mais divididas e indecisas.

Ou seja, a relação entre o estado de espírito e tomada de decisão não é simples, o que significa que se está a pensar em fazer uma escolha importante, deve fazê-lo com precaução.

Envolve perdas potencialmente catastróficas - algo que exige cautela e uma perspetiva realista? Então o inverno talvez não seja o melhor momento para essa mudança...

Se estiver com dúvidas, porque não espera mais uns meses quando a luz do sol, numa altura em que a luz do sol brilhe com mais intensidade? Talvez nesse momento o seu humor e pensamentos mudem e daí as suas decisões.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório