Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Corpo de verão', colesterol, doenças e sexo: As mais lidas em Lifestyle

Descubra aquelas que foram as notícias mais lidas ao longo deste ano no Lifestyle ao Minuto. O leitor decidiu.

'Corpo de verão', colesterol, doenças e sexo: As mais lidas em Lifestyle
Notícias ao Minuto

17:35 - 31/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 2018 em revista

No ano de 2018, na categoria de Lifestyle, os leitores deram destaque a condições de saúde como o colesterol elevado, Alzheimer, pressão alta, cancro, incontinência fecal ou endometriose. Mas, não só. A curiosidade resvalou para uma variedade de temas desde os efeitos benéficos ou não da água com limão, ao porquê da alegria no trabalho ser fundamental, passando pelo que é considerado 'normal' quando se fala do tamanho do pénis (sim, leu bem), até entrevistas como por exemplo com o pediatra e autor Mário Cordeiro, com o cirurgião plástico Ângelo Rebelo e com o chef Ljubomir Stanisic.

O começo do ano, janeiro, trouxe consigo uma preocupação surpreendente. E  nada tem a ver com as típicas resoluções de Ano Novo - perder peso, ganhar mais dinheiro, mudar de carreira ou viajar mais - os leitores quiseram saber, sim, sobre toalhas, nomeadamente sobre 'Quantas vezes pode usar a mesma toalha de banho antes antes de a lavar?'. A dura verdade, é que a pele morte e bactérias prosperam nestes items e sim, não querendo sentir repulsa, substituí-las com frequência é mais do que fundamental.

E talvez por o mês de janeiro ser por excelência o mês de recomeços e de fazer planos para o futuro, os leitores mostraram o seu interesse pela educação e pelo futuro dos mais jovens, através da preferência dada à entrevista a 'Margarida Lobo Antunes: "Os pais têm de ter mais segurança em si"', na qual a pediatra se focou sobre o desenvolvimento infantil, baseado em quatro áreas: físico, social, emocional e cognitivo. 

Já em fevereiro, o tema em destaque foi claramente o tipo de assunto que assola a mente dos indivíduos no início de mais um ano. Neste mês, a água com limão imperou, mais especificamente 'Teorias sobre a água com limão que deve esquecer'. Será que faz bem? Será que propicia realmente a perda de peso e de gordura? Foram essas as questões para as quais os leitores procuraram resposta. 

Contudo, no mês que celebra o Dia dos Namorados os leitores não se esqueceram do amor e assinalaram esta ocasião com alguém que não perdeu a fé no amor: o entrevistado psicólogo, psicanalista, professor e autor Eduardo Sá, para quem '"Mais do que um ansiolítico, o amor terá a função de um pacemaker"'

E março, com a chegada da primavera, do bom tempo e despertar da natureza, 'despertaram' igualmente consigo outras preocupações, desta vez na área da sexualidade... sobretudo entre os homens. Neste mês, a maioria dos leitores esteve interessada na sua anatomia. A peça 'Estudo compilou medidas dos pénis de 15 mil homens e diz o que é 'normal' destacou-se na preferência dos leitores.

Se para os os homens foi tudo uma questão de tamanho, já as mulheres preocuparam-se com uma doença complexa e peculiar que provoca dores pélvicas crónicas incapacitantes e infertilidade - 'Endometriose. A doença que 'não' existe'. 

Com a chegada do mês de abril, continuaram ainda a imperar as preocupações com o corpo. Porém, do pénis e do útero passámos para o olho. E perguntamos - quantas vezes já sentiu um tremor no olho que não consegue controlar? Certamente sabe do que estamos a falar... e foi exatamente esse mistério que os leitores procuraram desvendar 'Tremor no olho ou na pálpebra? Saiba o que significa'.

Do corpo passámos para a mente e destacou-se-se igualmente a entrevista ao pediatra e autor Mário Cordeiro - "Em muitos casos, 'não parar' é que pode ser morrer", que falou da sua infância, do pai também médico, da profissão que o escolheu, da sua preocupação para com as gerações mais novas comandadas por forças tecnológicas omnipresentes e do mundo atual, "egocêntrico e hedonista", que está a moldar as crianças e os jovens.

Das preocupações com a sociedade e com o mundo atual, maio trouxe consigo uma preocupação curiosa e surpreendente 'A cada signo uma planta, conheça a sua'

E sim, conforme a sua personalidade e mais especificamente a posição dos astros na altura em que nasceu, há plantas mais indicadas ao seu caso.

Todavia, maio também foi um mês em que se falou de um tema ainda tabu. Em '"Devastadora" e "humilhante". A doença sobre a qual ninguém quer falar', demos a conhecer a patologia conhecida por incontinência fecal, à conversa com uma doente e com um médico. A doença estigmatizante caracteriza-se pela perda involuntária de gases e de fezes pelo ânus. Sendo que a doença é mais frequente nas mulheres, sobretudo na sequência de um traumatismo obstetrício durante um parto vaginal.

Em junho as preocupações foram outras. Seis meses após o começo de 2018 o cansaço dos leitores começou a fazer-se notar e quem sabe a necessidade de férias que esta altura do ano já começa a exigir. Como tal a atenção do público direcionou-se para a peça 'Alegria no trabalho? A ciência diz que rir faz bem (pode avisar o chefe)'. 

Do trabalho, ainda em junho, passámos para possíveis destinos de férias. Entre viajar para o estrangeiro ou ficar por terras lusas, quem sabe se muitos dos leitores não ficaram pela segunda opção após lerem o artigo 'Minho é o convite de entrada para Portugal, diz o Telegraph', no qual um jornalista britânico que visitou o Norte de Portugal não escondeu o seu encanto pelas terras minhotas. 

Em julho o calor fez-se sentir, assim como a vontade de vestir um biquíni ou uns calções e em busca do 'corpo de verão' ideal os leitores deram destaque à peça 'Mudar este único hábito vai ajudá-lo a perder gordura abdominal' - e sim, tem tudo a ver com algo que faz ou não às refeições. 

Já com o pé na areia, os leitores deram igualmente especial relevo aos artigos 'Há três praias portuguesas entre as 100 que todos devem visitar' e 'Mergulhar de um penhasco: “Senti que estava a saltar para sempre”', em que O Notícias ao Minuto esteve em São Miguel, durante o Red Bull Cliff Diving World Series, e falou com alguns atletas para tentar perceber o que vai na cabeça de quem salta para o mar a uma altura que se equipara a oito andares.

Em Agosto o reconhecimento sobre que é 'nosso' continuou e levámos o leitor a fazer uma refeição muito especial - '"Comi no McDonald's mais bonito do mundo". Sim, fica em Portugal'. E como se este reconhecimento não bastasse, Portugal continuou nas bocas do mundo, tendo sido o 'Oceanário de Lisboa eleito o 'Melhor Aquário do Mundo'' pelo TripAdvisor.

Mas não é tudo, em agosto, no pico do verão, altura em que o bronze é rei e se privilegia à aparência, o leitor destacou a entrevista realizada ao cirurgião plástico Ângelo Rebelo - "A vaidade bem doseada pode ser uma virtude". Em entrevista ao Notícias ao Minuto, o conhecido médico contou como fez do bisturi a sua paixão e missão como forma de melhorar a autoestima, a confiança e a vida num todo de quem o procura - muito para lá do físico. 

Após os excessos cometidos no verão, o leitor preocupou-se novamente com a saúde. Em setembro 'Como posso reduzir a pressão arterial? Evite estes seis alimentos' foi o assunto rei. 

Mês de recomeços, em setembro destacaram-se ainda o início das rubricas 'O médico explica', com 'Tudo o que deve saber sobre cancro na cabeça e pescoço'; 'Como param as modas', com a entrevista ao estilista Nuno Baltazar '"O pior são os crop tops, Nem todas as mulheres têm corpo para esta peça"'; e o 'Alimento do mês' com 'Óleo de coco: A gordura que nos protege contra vírus, bactérias e fungos'

Em outubro o interesse dos leitores foi conquistado por um tema curioso... a saber 'Durma sempre com a porta do quarto fechada (pode salvar-lhe a vida)'. Só lhe podemos dizer que tem tudo a ver com uma questão de propagação de fogo e de fumos tóxicos. 

Das curiosidades e quiçá com a chegada do tempo mais fresco neste mês a comida conquistou primazia, nomeadamente a entrevista a um conhecido chef. "Quando acabar de gravar, fecho-me na cozinha do meu futuro restaurante". Na altura em que lançou o livro 'Bistromania', que coincidiu com a segunda temporada do programa ‘Pesadelo na Cozinha’, estivemos à conversa com o chef Ljubomir Stanisic. 

Talvez antecipando o Natal que já se avizinhava, em novembro a atenção do público voltou-se novamente para as dietas, mas sobretudo para a dieta seguida por uma personalidade da realeza. Se Meghan Markle tem estado nas bocas do mundo este ano devido ao casamento com o príncipe Harry de Inglaterra, a verdade é que a duquesa Kate Middleton ainda não perdeu o seu 'trono' e os leitores deram esmagadoramente primazia à peça 'A dieta de Kate: Os alimentos preferidos da duquesa para emagrecer'

Novembro trouxe ainda consigo uma outra preocupação e desta vez de higiene 'Pela sua saúde, não leve o telemóvel para a casa de banho', e certamente já o fez correto?

Para fechar o ano, em dezembro, os leitores deram notória prioridade a um 'velho inimigo' muito difícil de combater - o colesterol. Provavelmente, antevendo os excessos do Natal e das festas em geral, como forma de prevenção os leitores leram, releram e partilharam 'Para reduzir o colesterol e emagrecer coma estes 10 alimentos' - tendo sido esta aliás a peça mais lida do ano em Lifestyle. 

E porque as festas não são apenas sinónimo de felicidade e bem-estar, sendo para muitos uma época de tristeza, nostálgica, sombria e motivo de ansiedade, destacou-se ainda a rubrica o 'Médico explica' com 'Tudo o que urgente saber sobre a depressão', a doença que afeta milhões e já é considerada a epidemia do século XXI.

Por agora é tudo, mas em 2019 esperaremos por si com temas entusiasmantes, que suscitem os seu interesse e que contribuam para que tenha um melhor e mais feliz estilo de vida. 

As 12 notícias mais lidas em Lifestyle - o leitor escolheu:

Quantas vezes pode usar a mesma toalha de banho antes de a lavar?

Teorias sobre a água com limão que deve esquecer

Estudo compilou medidas dos pénis de 15 mil homens e diz o que é 'normal'

Tremor no olho ou na pálpebra? Saiba o que significa

Quer perder peso rápido? Abuse nesta refeição

Alegria no trabalho? A ciência diz que rir faz bem (pode avisar o chefe)

Os homens querem que elas tenham orgasmos, mas...

"Comi no McDonald's mais bonito do mundo". Sim, fica em Portugal

Afinal, como posso reduzir a pressão arterial? Evite estes seis alimentos

Cinco passos para perder cinco quilos num mês, dizem especialistas

A dieta de Kate: Os alimentos favoritos da duquesa para emagrecer  

Para reduzir o colesterol e emagrecer coma estes 10 alimentos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório