Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Mulheres. Ter filhos aumenta o risco desta doença fatal em 14%

Ter filhos aumenta o risco em 14% das mulheres virem a sofrer de condições cardíacas potencialmente letais, revela um novo e extenso estudo.

Mulheres. Ter filhos aumenta o risco desta doença fatal em 14%
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Os especialistas avisam que a gravidez e o parto colocam uma tensão permanente no corpo feminino e deixam as mulheres mais propensas a virem a sofrer um enfarte. Mais ainda, o risco aumenta pela gestação de cada criança.

O estudo publicado no periódico científico European Journal of Preventive Cardiology analisou os dados de mais de três milhões de mulheres.

Os investigadores alertam que os médicos devem prestar mais atenção à saúde das mães, encorajando-as a manter hábitos de vida saudáveis.

Fumar, sedentarismo, má alimentação e ter excesso de peso ou obesidade são todos fatores que aumentam a probabilidade significativa de aparecimento de problemas cardíacos.

Os especialistas explicam que o coração necessita de trabalhar mais arduamente durante a gravidez, de modo a conseguir satisfazer as necessidades tanto da mãe como da criança.

O líder do estudo, o médico e professor Dongming Wang, docente na Universidade de Ciência e de Tecnologia de Huazhong, na China, disse: “A gestação pode provocar a inflamação do corpo, e a acumulação de gordura no abdómen, no sangue e nas artérias”.

“Estas alterações podem ter efeitos permanentes no sistema cardiovascular, levando a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas ou de enfarte no futuro”.

A pesquisa apurou que por cada gestação, as mulheres viam o seu risco aumentar em 4% e as chances de sofrerem um enfarte subiam em 3%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório