Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Lavar a roupa a esta temperatura aumenta “risco de propagação da gripe”

Lavar a roupa à temperatura ‘amiga’ do ambiente de 30 graus centígrados está a aumentar “o risco de propagação da gripe” e não é suficientemente alta para matar os inúmeros vírus, avisa especialista.

Lavar a roupa a esta temperatura aumenta “risco de propagação da gripe”

O professor catedrático e microbiologista Anthony Hilton, docente na Universidade de Aston, no Reino Unido, alerta que a água deve estar aquecida pelo menos até à temperatura de 60ºC de modo a conseguir matar os vírus presentes. O detergente, o ciclo da máquina de lavar e passar a ferro também ajudam a combater aquela doença.

O professor salienta que lavar vestuário, toalhas e lençóis a 30ºC não é de todo suficiente. O que significa que germes como a gripe e a E.coli, se disseminam através do processo de lavagem.

“Lavar a roupa serve para matar os germes e ao programar a máquina de lavar para funcionar a uma temperatura de 30ºC não está a fazer isso. A maioria dos germes vive e prospera no corpo humano... que por sua vez tem uma temperatura de 37ºC”.

Atualmente os fabricantes destes eletrodomésticos e ambientalistas encorajam os indivíduos para recorrerem a ciclos de lavagem de 30ºC, considerados mais ‘amigos’ do ambiente e do planeta, para além de apresentarem menores custos financeiros para os consumidores.

“De um ponto de vista ambiental, trata-se certamente de uma excelente iniciativa e ótima se pretende apenas que a roupa tenha um aroma agradável”.

“Porém, para combater e matar os germes associados ao aparecimento de doenças potencialmente fatais precisa de subir a temperatura pelo menos para os 60ºC”, alerta Hilton.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório