Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Da cabeça aos pés: Os 6 problemas que a tecnologia causa no corpo e mente

Em todo o mundo já existem 4,02 mil milhões de pessoas conectadas à Internet, de acordo com o relatório Digital in 2018, realizado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social. Já os utilizadores de telemóveis, por sua vez, somam 5,1 mil milhões – o que equivale a 68% da população global.

Da cabeça aos pés: Os 6 problemas que a tecnologia causa no corpo e mente

Sem dúvida alguma que a internet, computador, o telemóvel e outros aparelhos digitais facilitam a existência humana. Rapidez na comunicação, ganho de tempo e de produtividade e comodidade para realizar as tarefas diárias, tanto as pessoais quanto as profissionais, são apenas alguns dos benefícios.

Todavia, à medida que a tecnologia avança, torna-se perigosamente dependente desses meios.

Adicionalmente, a tecnologia não acarreta consigo só vantagens e traz consigo inúmeros problemas para a saúde – saiba quais de acordo com uma listagem divulgada pela BBC News.

Cabeça

No topo da lista de doenças causadas pelo uso descontrolado dos equipamentos tecnológicos, principalmente aqueles com acesso à Internet, estão as psicológicas, que atingem um número cada vez maior de pessoas.

"Os comportamentos repetidos são assimilados pelo cérebro como algo que traz satisfação. Com isso, é estimulada a libertação de neurotransmissores como a dopamina, conhecida como a hormona do prazer", explica Cristiano Nabuco de Abreu, psicólogo e coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP).

Quem tem um desejo constante de verificar as redes sociais, os e-mails e outras aplicações pode estar com FoMO (Fear of Missing Out, ou "medo de estar a perder algo"). Trata-se de uma síndrome que, de modo geral, pode ser explicada como sensação de não fazer ou saber de algo enquanto todos os outros fazem ou sabem.

Citada pela primeira vez no ano 2000, esta condição gera ansiedade, mau humor, angústia e até depressão, e acomete tanto crianças quanto adultos.

A utilização da tecnologia compulsivamente pode provocar ainda solidão e isolamento social.

Olhos

No geral, o ser humano pisca os olhos com intervalos de cinco a dez segundos. No entanto, quando passa muito tempo em frente a ecrãs, essa ação dimunui até dez vezes. Tal deve-se ao fato de permanecermos extremamente fixados ou concentrados na atividade que estamos a realizar.

Além disso, ultimamente alguns estudos têm sugerido que o exagero no uso de dispositivos eletrónicos aumenta o risco de miopia e de outras condições da vista.

Ouvidos

É cada vez maior o número de pessoas que utilizam auriculares. O problema é que a utilização em excesso traz sérios danos aos ouvidos.

As consequências dessa ação incluem dores de cabeça, zumbido e perda de audição, que pode ser progressiva e irreversível. 

Pele

A luz artificial emitida pelos equipamentos eletrónicos pode provocar ou piorar manchas escuras (melasmas), em especial na face, no pescoço, no colo e nas mãos, que são as partes mais expostas.

Isso acontece porque a luz azul, parte da luz visível que possui maior energia, penetra de forma profunda na pele. Mais ainda, as luzes artificiais estão associadas à radiação ultravioleta, provocando dessa forma a aceleração do envelhecimento.

Articulações e musculaturas

O uso excessivo de computadores, telemóveis, tablets e jogos de vídeo também gera uma série de doenças ortopédicas. Está comprovado, por exemplo, que os movimentos repetitivos feitos para digitar e jogar causam tendinite e bursite, entre outras lesões ou disfunções articulares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório